Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://repositorio.ufba.br/handle/ri/26918
metadata.dc.type: | Artigo de Periódico |
Título : | Polifonia e inovação nas práticas educativas no ensino superior. |
Autor : | Santos, Maria Ligia Rangel Ramos, Maria Natália Pereira |
metadata.dc.creator: | Santos, Maria Ligia Rangel Ramos, Maria Natália Pereira |
Resumen : | Este estudo focaliza a experiência do modelo pedagógico e-learning na Universidade Aberta de Lisboa, Portugal (UAb-Pt), mediante a análise das vozes dos sujeitos das práticas educativas. A teoria dialógica de Bakhtin direciona o estudo às vozes que compõem a polifonia: o discurso acadêmico / científico, o discurso oficial dessa universidade, e o discurso dos sujeitos da prática. A metodologia envolveu revisão da literatura, análise de documentos e realização de entrevistas semi-estruturadas com docentes e tutores. Ao nível dos resultados tentou compreender-se como os sujeitos interpretam e desenvolvem o modelo e como este se traduz em inovações, dificuldades, facilidades e desafios na prática educativa para a realização dos objetivos do projeto político pedagógico, na situação europeia atual. Ao nível das considerações finais conclui-se que o ensino na modalidade a distância tem contribuído para o sucesso educacional e para a inclusão social por meio da educação, aspecto que ganha relevância nas vozes estudadas. |
Palabras clave : | Educação a distância Modelo pedagógico Modelo de educação online |
metadata.dc.publisher.country: | Brasil |
Editorial : | UFMA |
metadata.dc.rights: | Acesso Aberto |
URI : | http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/26918 |
Fecha de publicación : | 2017 |
Aparece en las colecciones: | Artigo Publicado em Periódico Nacional (ISC) |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
Ligia Rangel 2. et al 2017.pdf | 695,43 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.