Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/26918
metadata.dc.type: Artigo de Periódico
Título : Polifonia e inovação nas práticas educativas no ensino superior.
Autor : Santos, Maria Ligia Rangel
Ramos, Maria Natália Pereira
metadata.dc.creator: Santos, Maria Ligia Rangel
Ramos, Maria Natália Pereira
Resumen : Este estudo focaliza a experiência do modelo pedagógico e-learning na Universidade Aberta de Lisboa, Portugal (UAb-Pt), mediante a análise das vozes dos sujeitos das práticas educativas. A teoria dialógica de Bakhtin direciona o estudo às vozes que compõem a polifonia: o discurso acadêmico / científico, o discurso oficial dessa universidade, e o discurso dos sujeitos da prática. A metodologia envolveu revisão da literatura, análise de documentos e realização de entrevistas semi-estruturadas com docentes e tutores. Ao nível dos resultados tentou compreender-se como os sujeitos interpretam e desenvolvem o modelo e como este se traduz em inovações, dificuldades, facilidades e desafios na prática educativa para a realização dos objetivos do projeto político pedagógico, na situação europeia atual. Ao nível das considerações finais conclui-se que o ensino na modalidade a distância tem contribuído para o sucesso educacional e para a inclusão social por meio da educação, aspecto que ganha relevância nas vozes estudadas.
Palabras clave : Educação a distância
Modelo pedagógico
Modelo de educação online
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Editorial : UFMA
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI : http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/26918
Fecha de publicación : 2017
Aparece en las colecciones: Artigo Publicado em Periódico Nacional (ISC)

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
Ligia Rangel 2. et al 2017.pdf695,43 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.