Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufba.br/handle/ri/26918
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Santos, Maria Ligia Rangel | - |
dc.contributor.author | Ramos, Maria Natália Pereira | - |
dc.creator | Santos, Maria Ligia Rangel | - |
dc.creator | Ramos, Maria Natália Pereira | - |
dc.date.accessioned | 2018-08-07T19:27:38Z | - |
dc.date.available | 2018-08-07T19:27:38Z | - |
dc.date.issued | 2017 | - |
dc.identifier.issn | 21782229 | - |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/26918 | - |
dc.description.abstract | Este estudo focaliza a experiência do modelo pedagógico e-learning na Universidade Aberta de Lisboa, Portugal (UAb-Pt), mediante a análise das vozes dos sujeitos das práticas educativas. A teoria dialógica de Bakhtin direciona o estudo às vozes que compõem a polifonia: o discurso acadêmico / científico, o discurso oficial dessa universidade, e o discurso dos sujeitos da prática. A metodologia envolveu revisão da literatura, análise de documentos e realização de entrevistas semi-estruturadas com docentes e tutores. Ao nível dos resultados tentou compreender-se como os sujeitos interpretam e desenvolvem o modelo e como este se traduz em inovações, dificuldades, facilidades e desafios na prática educativa para a realização dos objetivos do projeto político pedagógico, na situação europeia atual. Ao nível das considerações finais conclui-se que o ensino na modalidade a distância tem contribuído para o sucesso educacional e para a inclusão social por meio da educação, aspecto que ganha relevância nas vozes estudadas. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.publisher | UFMA | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.source | http://www.periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/article/view/7533/4633 | pt_BR |
dc.subject | Educação a distância | pt_BR |
dc.subject | Modelo pedagógico | pt_BR |
dc.subject | Modelo de educação online | pt_BR |
dc.title | Polifonia e inovação nas práticas educativas no ensino superior. | pt_BR |
dc.type | Artigo de Periódico | pt_BR |
dc.description.localpub | São Luis | pt_BR |
dc.identifier.number | Cad. Pes., v. 24, n. 2, p. 139-155 | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Artigo Publicado em Periódico Nacional (ISC) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Ligia Rangel 2. et al 2017.pdf | 695,43 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.