Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/26918
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorSantos, Maria Ligia Rangel-
dc.contributor.authorRamos, Maria Natália Pereira-
dc.creatorSantos, Maria Ligia Rangel-
dc.creatorRamos, Maria Natália Pereira-
dc.date.accessioned2018-08-07T19:27:38Z-
dc.date.available2018-08-07T19:27:38Z-
dc.date.issued2017-
dc.identifier.issn21782229-
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/26918-
dc.description.abstractEste estudo focaliza a experiência do modelo pedagógico e-learning na Universidade Aberta de Lisboa, Portugal (UAb-Pt), mediante a análise das vozes dos sujeitos das práticas educativas. A teoria dialógica de Bakhtin direciona o estudo às vozes que compõem a polifonia: o discurso acadêmico / científico, o discurso oficial dessa universidade, e o discurso dos sujeitos da prática. A metodologia envolveu revisão da literatura, análise de documentos e realização de entrevistas semi-estruturadas com docentes e tutores. Ao nível dos resultados tentou compreender-se como os sujeitos interpretam e desenvolvem o modelo e como este se traduz em inovações, dificuldades, facilidades e desafios na prática educativa para a realização dos objetivos do projeto político pedagógico, na situação europeia atual. Ao nível das considerações finais conclui-se que o ensino na modalidade a distância tem contribuído para o sucesso educacional e para a inclusão social por meio da educação, aspecto que ganha relevância nas vozes estudadas.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherUFMApt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.sourcehttp://www.periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/article/view/7533/4633pt_BR
dc.subjectEducação a distânciapt_BR
dc.subjectModelo pedagógicopt_BR
dc.subjectModelo de educação onlinept_BR
dc.titlePolifonia e inovação nas práticas educativas no ensino superior.pt_BR
dc.typeArtigo de Periódicopt_BR
dc.description.localpubSão Luispt_BR
dc.identifier.numberCad. Pes., v. 24, n. 2, p. 139-155pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
Aparece nas coleções:Artigo Publicado em Periódico Nacional (ISC)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Ligia Rangel 2. et al 2017.pdf695,43 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.