Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/26747
metadata.dc.type: Artigo de Periódico
Title: O contexto da criação e o desenvolvimento epistemológico da Escola de Administração da UFBA
Authors: Santos, Reginaldo Souza
metadata.dc.creator: Santos, Reginaldo Souza
Abstract: Este ensaio trata de interpretar a epistemologia do conhecimento produzido pela Escola de Administração na trajetória de seus cinquenta anos de existência, tomando como objeto de consideração a indissociabilidade entre a atividade de ensino, de pesquisa e de extensão. A conclusão a que se chega é que essa é uma situação que não se impõe pelo desejo e sim pela lógica empírica dos acontecimentos. E essa lógica diz que, em situação de desvantagem comparativa, a indissociabilidade não existe. No estágio inicial, a pesquisa não existe, prevalecendo de maneira soberana o ensino, com a extensão tendo papel subsidiário. Só num estágio avançado da pesquisa é que podemos vislumbrar a possibilidade de indissociabilidade, mesmo assim de forma hierarquizada, na qual a pesquisa tem o poder de condicionar o movimento e o ritmo do ensino e da extensão.
Keywords: Epistemologia
Escola de Administração da UFBA
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: UFBA
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/26747
Issue Date: 2009
Appears in Collections:Artigo Publicado em Periódico (NPGA)



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.