Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/26679
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: A LEITURA EM SALA DE AULA: UMA PROPOSTA PARA A CONSTRUÇÃO DE SUJEITOS CRÍTICOS Salvador
Autor(es): Santos, Maria da Luz Oliveira dos
Autor(es): Santos, Maria da Luz Oliveira dos
Abstract: Esta pesquisa analisa a prática da leitura em sala de aula e discute estratégias que possam contribuir para a construção de sujeitos críticos e donos do seu próprio discurso. A investigação tem como suporte a reflexão de autores que embasam a teoria do discurso. Além disso, a pesquisa de campo define a entrevista, ferramentas audiovisuais e texto impresso como técnicas de coleta de dados, aplicadas a informantes cuja leitura é tomada como objeto de estudo. A análise explicita o poder da leitura como processo de ressignificação em que efeitos de sentidos são recorrentes e possíveis devido à opacidade da língua. Nesse contexto, sentidos são construídos por informantes pertencentes a grupos sociais politicamente minoritários na sociedade envolvente. A contribuição da Análise do Discurso subjaz à reflexão da pesquisadora em seu trabalho de investigação da leitura produzida na e pela escola. Como resultado da pesquisa, confirma-se a dispersão no que diz respeito ao trabalho da leitura em sala de aula, o que, conforme Orlandi (1988) demonstra que a dispersão dos sentidos e do sujeito é condição de existência do discurso, mas, para que ele funcione, toma a aparência da unidade. Percebe-se uma regularidade na leitura dos informantes do colégio onde se desenvolve a pesquisa, no que diz respeito à importância da leitura, bem como à necessidade de que haja um trabalho mais consistente em sala de aula para que, através da escola, os aprendizes possam construir maiores conhecimentos e, até, melhor se situarem na escala social. A própria relação de convívio com a comunidade em que vivem os informantes é marcada como elemento decisivo para a permanência na escola.
This research aims to analyse the practice of reading in the classroom and to discuss strategies which can contribute to the construction of critical individuals who are able to master their own speech. The research is based on the reflections of authors which support the discourse theory. The field research involves interview, audiovisual tools and printed texts as data collection techniques. They are applied to the participants whose reading is taken as the object of study. The analysis shows the power of reading as a reframing process in which the effects of meanings are possible given the flatness of the language. In this context, meanings are constructed by members of political minority social groups in society. The contribution of the discourse analysis underlies the reflection of the researcher in her investigation of the reading produced in and by the school. As a result, once that was observed dispersion in the work of reading in the classroom, this research confirms Orlandi (1988)' s theory of speech and meaning, according to whom the dispersion of meaning and subject is a condition for the existence of the speech, as long as there is unity. Pupils in the school who took part in this research generally realised the importance of reading and working consistently well in class, so that they could further their knowledge and improve their chances of a better future. The connection with the community in which they live is also decisive to make them stay in school.
Palavras-chave: Leitura
Discurso
Contexto escolar
CNPq: Letras
País: brasil
Sigla da Instituição: UFBA
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Língua e Cultura
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/26679
Data do documento: 20-Jul-2018
Aparece nas coleções:Tese (PPGLINC)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
1. Capa e Folha de rostoTESE 2015 26.03.15.pdf84,29 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
TESE FINAL ABNT E LINGUAGEM 26.03.15.pdf1,21 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.