Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/26655
metadata.dc.type: Tese
Title: ENTRE O DIZER E O FAZER: Implicações das crenças de PROFESSORES EM FORMAÇÃO sobre o ensino de LI em escolas públicas
Authors: Cruz, Letícia Telles da
metadata.dc.creator: Cruz, Letícia Telles da
Abstract: Esse trabalho de Tese apresenta os resultados de uma pesquisa longitudinal, do tipo etnográfica e de natureza qualitativa, realizada com alunos do curso de Letras/Inglês da UNEB, Campus XIV, através do componente curricular Estágio Supervisionado, no período de 02 anos (2014 e 2015), motivada pela seguinte questão-problema: qual o efeito que o engajamento de professores de LI em formação, em um processo coletivo de reflexão, promove em suas crenças e, por consequência, em suas práticas? Com o objetivo de ajudá-los a rever as suas concepções de ensino/aprendizagem de Língua Inglesa (LI), a partir da investigação do que eles acreditavam (suas crenças) e como eles se comportavam (a influência das crenças no comportamento), “momentos catalisadores de reflexão” (BARCELOS, 2006c) permearam toda a pesquisa, ajudando-os a compreender as suas atitudes em sala de aula, as suas escolhas em termos de abordagem, metodologia e atividade, a partir do reconhecimento de suas crenças. A utilização de uma variedade de procedimentos/instrumentos para geração de dados, tais como questionários, oficinas/encontros, entrevistas, narrativas, observação de aulas dadas pelos participantes, forneceu informações que revelaram incongruências entre o dizer e o fazer desses professores em formação, movidos por crenças que são formadas ao longo da experiência de vida de cada um e que podem ser bem centrais e estáveis
This thesis brings the results of a longitudinal, qualitative and ethnographic research, conducted with students at the Bachelor's degree in Arts of the State University of Bahia (UNEB), Campus XIV, who were attending Estágio Supervisionado classes, for two years (2014 and 2015). It was motivated by the following research question: what‟s the effect that the engagement of pre-service English teachers in a collective process of reflection promotes in their beliefs and, consequently, in their practice? In order to help those students to review their conceptions in terms of English language teaching and learning, by researching what they believed (their beliefs) and how they‟ve behaved (the influence of beliefs on behavior), "catalysts moments of reflection" (BARCELOS, 2006c) took place along the research, helping them to understand their attitudes in the classroom, their choices in terms of approach, methodology and activities, from the recognition of their beliefs. The use of a variety of procedures / instruments for data generation, such as questionnaires, workshops/meetings, interviews, narratives, class observations, allowed wide access to the information that revealed inconsistencies between the saying and the doing of those pre-service teachers, driven by beliefs that are formed throughout one's life experience and that can be very central and stable.
Keywords: Crenças
Formação de professor de LI
Momentos catalisadores de reflexão
Lingua inglesa - Estudo e ensino
Professor - Formação
metadata.dc.subject.cnpq: Letras
metadata.dc.publisher.country: brasil
metadata.dc.publisher.initials: UFBA
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Língua e Cultura
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/26655
Issue Date: 19-Jul-2018
Appears in Collections:Tese (PPGLINC)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TESE - LETÍCIA TELLES DA CRUZ - UFBa 2017.pdf1,69 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.