Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.ufba.br/handle/ri/26645
metadata.dc.type: | Dissertação |
Title: | O ESPANHOL NO IF BAIANO: CAMINHOS E DESCAMINHOS DE UMA TRAJETÓRIA ÚNICA |
Authors: | Nascimento, Rosemeire Oliveira |
metadata.dc.creator: | Nascimento, Rosemeire Oliveira |
Abstract: | Neste trabalho, reflito acerca das concepções de ensino/aprendizagem de Espanhol no âmbito do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano (IF Baiano), a partir do tripé: documentos, docentes e discentes. Para tanto, traço um panorama histórico da constituição dos Institutos Federais na Bahia, bem como, caracterizo o tripé utilizado para composição desta pesquisa, além de problematizar os pressupostos do Ensino Médio Integrado. Meu intuito é (re)pensar esse ensino e discutir suas possíveis perspectivas, dentro deste contexto. As concepções sobre Etnografia Crítica embasam as escolhas metodológicas desta pesquisa, tendo em vista a utilização da autoetnografia, da triangulação de dados (documentos, docentes e discentes) e posterior análise qualitativa, como procedimento metodológico. Pauto a fundamentação teórica deste trabalho na Linguística Aplicada, a partir das concepções de Pennycook, Rajagopalan, Walsh, Silva, Paraquett, Mendes, Mota, Aguado e Laraia. |
Keywords: | Ensino/aprendizagem de Espanhol Instituto Federal de Educação Linguística Aplicada Estudos interculturais Língua espanhola - Estudo e ensino |
metadata.dc.subject.cnpq: | Letras |
metadata.dc.publisher.country: | Brasil |
metadata.dc.publisher.initials: | UFBA |
metadata.dc.publisher.program: | Programa de Pós-Graduação em Língua e Cultura |
metadata.dc.rights: | Acesso Aberto |
URI: | http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/26645 |
Issue Date: | 19-Jul-2018 |
Appears in Collections: | Dissertação (PPGLINC) |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
Dissertação Rose.pdf | 1,73 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.