Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/26645
metadata.dc.type: Dissertação
Title: O ESPANHOL NO IF BAIANO: CAMINHOS E DESCAMINHOS DE UMA TRAJETÓRIA ÚNICA
Authors: Nascimento, Rosemeire Oliveira
metadata.dc.creator: Nascimento, Rosemeire Oliveira
Abstract: Neste trabalho, reflito acerca das concepções de ensino/aprendizagem de Espanhol no âmbito do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano (IF Baiano), a partir do tripé: documentos, docentes e discentes. Para tanto, traço um panorama histórico da constituição dos Institutos Federais na Bahia, bem como, caracterizo o tripé utilizado para composição desta pesquisa, além de problematizar os pressupostos do Ensino Médio Integrado. Meu intuito é (re)pensar esse ensino e discutir suas possíveis perspectivas, dentro deste contexto. As concepções sobre Etnografia Crítica embasam as escolhas metodológicas desta pesquisa, tendo em vista a utilização da autoetnografia, da triangulação de dados (documentos, docentes e discentes) e posterior análise qualitativa, como procedimento metodológico. Pauto a fundamentação teórica deste trabalho na Linguística Aplicada, a partir das concepções de Pennycook, Rajagopalan, Walsh, Silva, Paraquett, Mendes, Mota, Aguado e Laraia.
Keywords: Ensino/aprendizagem de Espanhol
Instituto Federal de Educação
Linguística Aplicada
Estudos interculturais
Língua espanhola - Estudo e ensino
metadata.dc.subject.cnpq: Letras
metadata.dc.publisher.country: Brasil
metadata.dc.publisher.initials: UFBA
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Língua e Cultura
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/26645
Issue Date: 19-Jul-2018
Appears in Collections:Dissertação (PPGLINC)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Dissertação Rose.pdf1,73 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.