Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/26377
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: A aplicabilidade da reversão da cláusula penal nos contratos de compra e venda de imóveis a partir de uma análise da jurisprudência dos Tribunais Estaduais Brasileiros de 2012 a 2017
Autor(es): Barreto, Jamile dos Santos
Autor(es): Barreto, Jamile dos Santos
Abstract: O presente trabalho refere-se a uma análise da jurisprudência dos últimos 5 anos sobre a aplicabilidade da reversão da cláusula penal nos contratos de compra e venda de imóveis. Objetiva-se com esta pesquisa contribuir para o estabelecimento de critérios na aplicação da reversão da cláusula penal nos contratos de compra e venda de imóveis. A cláusula penal pode ser usada para reforçar o vínculo ou para garantir o adimplemento da obrigação e, por meio dela, a outra parte tem que cumprir uma prestação a título de pena quando não cumpre a obrigação devida. Há, entretanto, situações em que a cláusula penal é aplicada unilateralmente e outras em que é aplicada para ambas as partes contratantes. Diante disto, e da não uniformidade na aplicação do instituto pelos tribunais de todo o país se faz importante o estudo da possibilidade de reversão da cláusula penal, bem como o estabelecimento de seus critérios.
This work is about a jurisprudence analysis of the last 5 years regarding the applicability of the reversal of the penalty clause in contracts of real estate buying and selling. This research aims to contribute for the setting of criteria for the application of such a clause in such contracts. The penalty clause can be used to reinforce the bond or to ensure the compliance with the obligation. Because of it, the other party must comply with a penalty when in default. However, there are situations in which the penalty clause is unilaterally applied and in which it is applied for both parties. In light of this and of the non-uniformity in the application of the clause by courts all over the country, it is important to study the possibility of its reversal, as well as the setting of criteria for it.
Palavras-chave: Cláusula Penal
Reversão (Direito)
Contratos
Compra e Venda
Imóveis
CNPq: Ciências Sociais Aplicada
País: brasil
Sigla da Instituição: UFBA
metadata.dc.publisher.program: NUMAC - Núcleo de Monografia e Atividades Complementares
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/26377
Data do documento: 10-Jul-2018
Aparece nas coleções:Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Direito (Faculdade de Direito)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Jamile dos Santos Barreto.pdf823,4 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.