Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/26372
metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso
Título : Identificação das escolas que possuem estudantes surdos em Salvador: estudo de um recorte
Autor : Sarmento, Larissa Messias
metadata.dc.creator: Sarmento, Larissa Messias
Resumen : Caracterizar um recorte de escolas públicas da cidade de Salvador, Bahia que possuam estudantes surdos matriculados identificando a organização escolar, incluindo autodenominação, presença de intérpretes, Sala de Recursos Multifuncionais, conhecimento de Libras dos professores, inserção educacional e quantidade de alunos surdos matriculados. Métodos: Este estudo possui uma abordagem quantitativa e qualitativa tendo como principais participantes três Escolas Municipais e seis Escolas Estaduais. As informações utilizadas fazem parte do banco de dados do Projeto PAIS – Projeto para Acolhimento, Informação e Suporte à familiares de surdos e os dados foram coletados no período de Setembro à Dezembro de 2017 Resultados: Os resultados mostram que a caracterização das escolas está de acordo com o esperado pela Legislação e Sistema Educacional Brasileiro. Com relação à presença de intérpretes ainda é inferior ao necessário, assim como o número de professores que possuem algum conhecimento de Libras não é suficiente para a quantidade de alunos matriculados, sendo no ano de 2017 um total de 188 alunos surdos nas nove escolas investigadas por este trabalho. Conclusão: Conclui-se que o espaço educacional existente na cidade de Salvador ainda não se configura como o ideal para o processo e progresso do estudante surdo devido à falta de preparo das instituições e dos profissionais que lidam diretamente com a educação dos mesmos. Ou seja, a caracterização das Escolas Municipais e Estaduais não estão de acordo com o almejado pela comunidade surda, já que não possui um ambiente educacional que leva em consideração a especificidade do aluno surdo.
Palabras clave : Educação
Surdez
Fonoaudiologia
metadata.dc.subject.cnpq: CIÊNCIAS DA SAÚDE
metadata.dc.publisher.country: Brasil
metadata.dc.publisher.initials: ICS
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI : http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/26372
Fecha de publicación : 10-jul-2018
Aparece en las colecciones: Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Fonoaudiologia (ICS)

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
2017.2 LARISSA MESSIAS SARMENTO.pdf562,6 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.