Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://repositorio.ufba.br/handle/ri/26372
metadata.dc.type: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Título : | Identificação das escolas que possuem estudantes surdos em Salvador: estudo de um recorte |
Autor : | Sarmento, Larissa Messias |
metadata.dc.creator: | Sarmento, Larissa Messias |
Resumen : | Caracterizar um recorte de escolas públicas da cidade de Salvador, Bahia que possuam estudantes surdos matriculados identificando a organização escolar, incluindo autodenominação, presença de intérpretes, Sala de Recursos Multifuncionais, conhecimento de Libras dos professores, inserção educacional e quantidade de alunos surdos matriculados. Métodos: Este estudo possui uma abordagem quantitativa e qualitativa tendo como principais participantes três Escolas Municipais e seis Escolas Estaduais. As informações utilizadas fazem parte do banco de dados do Projeto PAIS – Projeto para Acolhimento, Informação e Suporte à familiares de surdos e os dados foram coletados no período de Setembro à Dezembro de 2017 Resultados: Os resultados mostram que a caracterização das escolas está de acordo com o esperado pela Legislação e Sistema Educacional Brasileiro. Com relação à presença de intérpretes ainda é inferior ao necessário, assim como o número de professores que possuem algum conhecimento de Libras não é suficiente para a quantidade de alunos matriculados, sendo no ano de 2017 um total de 188 alunos surdos nas nove escolas investigadas por este trabalho. Conclusão: Conclui-se que o espaço educacional existente na cidade de Salvador ainda não se configura como o ideal para o processo e progresso do estudante surdo devido à falta de preparo das instituições e dos profissionais que lidam diretamente com a educação dos mesmos. Ou seja, a caracterização das Escolas Municipais e Estaduais não estão de acordo com o almejado pela comunidade surda, já que não possui um ambiente educacional que leva em consideração a especificidade do aluno surdo. |
Palabras clave : | Educação Surdez Fonoaudiologia |
metadata.dc.subject.cnpq: | CIÊNCIAS DA SAÚDE |
metadata.dc.publisher.country: | Brasil |
metadata.dc.publisher.initials: | ICS |
metadata.dc.rights: | Acesso Aberto |
URI : | http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/26372 |
Fecha de publicación : | 10-jul-2018 |
Aparece en las colecciones: | Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Fonoaudiologia (ICS) |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
2017.2 LARISSA MESSIAS SARMENTO.pdf | 562,6 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.