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Universidade Federal da Bahia |
Repositório Institucional da UFBA
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/26372
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorBegrow, Desirée De Vit-
dc.contributor.authorSarmento, Larissa Messias-
dc.creatorSarmento, Larissa Messias-
dc.date.accessioned2018-07-10T17:36:20Z-
dc.date.available2018-07-10T17:36:20Z-
dc.date.issued2018-07-10-
dc.date.submitted2017-
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/26372-
dc.description.abstractCaracterizar um recorte de escolas públicas da cidade de Salvador, Bahia que possuam estudantes surdos matriculados identificando a organização escolar, incluindo autodenominação, presença de intérpretes, Sala de Recursos Multifuncionais, conhecimento de Libras dos professores, inserção educacional e quantidade de alunos surdos matriculados. Métodos: Este estudo possui uma abordagem quantitativa e qualitativa tendo como principais participantes três Escolas Municipais e seis Escolas Estaduais. As informações utilizadas fazem parte do banco de dados do Projeto PAIS – Projeto para Acolhimento, Informação e Suporte à familiares de surdos e os dados foram coletados no período de Setembro à Dezembro de 2017 Resultados: Os resultados mostram que a caracterização das escolas está de acordo com o esperado pela Legislação e Sistema Educacional Brasileiro. Com relação à presença de intérpretes ainda é inferior ao necessário, assim como o número de professores que possuem algum conhecimento de Libras não é suficiente para a quantidade de alunos matriculados, sendo no ano de 2017 um total de 188 alunos surdos nas nove escolas investigadas por este trabalho. Conclusão: Conclui-se que o espaço educacional existente na cidade de Salvador ainda não se configura como o ideal para o processo e progresso do estudante surdo devido à falta de preparo das instituições e dos profissionais que lidam diretamente com a educação dos mesmos. Ou seja, a caracterização das Escolas Municipais e Estaduais não estão de acordo com o almejado pela comunidade surda, já que não possui um ambiente educacional que leva em consideração a especificidade do aluno surdo.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectSurdezpt_BR
dc.subjectFonoaudiologiapt_BR
dc.titleIdentificação das escolas que possuem estudantes surdos em Salvador: estudo de um recortept_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.publisher.departamentINSTITUTO DE CIÊNCIAS DA SAÚDEpt_BR
dc.publisher.departamentCurso de Graduação em Fonoaudiologiapt_BR
dc.publisher.initialsICSpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqCIÊNCIAS DA SAÚDEpt_BR
Aparece nas coleções:Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Fonoaudiologia (ICS)

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