Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.ufba.br/handle/ri/26273
metadata.dc.type: | Dissertação |
Title: | (Re)tomando a escola: reflexões sobre educação escolar indígena entre os Pataxó Hãhãhãe |
Authors: | Belo, Ivan Dutra |
metadata.dc.creator: | Belo, Ivan Dutra |
Abstract: | Esta dissertação trata da educação escolar indígena, tendo como foco de análise a experiência da comunidade Pataxó Hãhãhãe, localizada na porção sul do Estado da Bahia. Reconhecido na Constituição Federal de 1988, o direito dos povos indígenas à sua reprodução cultural fez a escola dispensada aos povos indígenas virar alvo de debate e tem se constituído como tema de significativa discussão na Antropologia. Este trabalho tem como foco a análise da característica central deste processo de educação formal voltado aos povos indígenas: a interculturalidade. Para tanto, são abordados os temas da história da escolarização e seu contato com os povos indígenas no Brasil, bem como a discussão conceitual sobre a interculturalidade, no âmbito da literatura antropológica, e as experiências destes povos com a escola. O argumento defendido aqui é que os múltiplos processos de apropriação intercultural da escola pelos povos indígenas, são estruturados pelas relações históricas de poder e dominação. Posta tal premissa, a análise da experiência histórica dos Pataxó Hãhãhãe com a escola, busca registrar novos dados ao debate antropológico em torno do tema, bem como contribuir com a discussão do mesmo. |
Keywords: | Índios Pataxó Educação Índios Hãhãhãe Educação Antropologia Escolas indígenas |
metadata.dc.subject.cnpq: | Antropologia Educação |
metadata.dc.publisher.country: | brasil |
metadata.dc.publisher.initials: | PPGA/UFBA |
metadata.dc.publisher.program: | Programa de Pós-Graduação em Antropologia |
metadata.dc.rights: | Acesso Aberto |
URI: | http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/26273 |
Issue Date: | 29-Jun-2018 |
Appears in Collections: | Dissertação (PPGA) |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
Dissertação Versão Final.pdf | 2,08 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.