Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/26273
metadata.dc.type: Dissertação
Title: (Re)tomando a escola: reflexões sobre educação escolar indígena entre os Pataxó Hãhãhãe
Authors: Belo, Ivan Dutra
metadata.dc.creator: Belo, Ivan Dutra
Abstract: Esta dissertação trata da educação escolar indígena, tendo como foco de análise a experiência da comunidade Pataxó Hãhãhãe, localizada na porção sul do Estado da Bahia. Reconhecido na Constituição Federal de 1988, o direito dos povos indígenas à sua reprodução cultural fez a escola dispensada aos povos indígenas virar alvo de debate e tem se constituído como tema de significativa discussão na Antropologia. Este trabalho tem como foco a análise da característica central deste processo de educação formal voltado aos povos indígenas: a interculturalidade. Para tanto, são abordados os temas da história da escolarização e seu contato com os povos indígenas no Brasil, bem como a discussão conceitual sobre a interculturalidade, no âmbito da literatura antropológica, e as experiências destes povos com a escola. O argumento defendido aqui é que os múltiplos processos de apropriação intercultural da escola pelos povos indígenas, são estruturados pelas relações históricas de poder e dominação. Posta tal premissa, a análise da experiência histórica dos Pataxó Hãhãhãe com a escola, busca registrar novos dados ao debate antropológico em torno do tema, bem como contribuir com a discussão do mesmo.
Keywords: Índios Pataxó
Educação
Índios Hãhãhãe
Educação
Antropologia
Escolas indígenas
metadata.dc.subject.cnpq: Antropologia
Educação
metadata.dc.publisher.country: brasil
metadata.dc.publisher.initials: PPGA/UFBA
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Antropologia
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/26273
Issue Date: 29-Jun-2018
Appears in Collections:Dissertação (PPGA)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Dissertação Versão Final.pdf2,08 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.