Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/26273
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorMCcalum, Cecilia-
dc.contributor.authorBelo, Ivan Dutra-
dc.creatorBelo, Ivan Dutra-
dc.date.accessioned2018-06-29T13:14:52Z-
dc.date.available2018-06-29T13:14:52Z-
dc.date.issued2018-06-29-
dc.date.submitted2014-11-18-
dc.identifier.otherCDD 371.82998081-
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/26273-
dc.description.abstractEsta dissertação trata da educação escolar indígena, tendo como foco de análise a experiência da comunidade Pataxó Hãhãhãe, localizada na porção sul do Estado da Bahia. Reconhecido na Constituição Federal de 1988, o direito dos povos indígenas à sua reprodução cultural fez a escola dispensada aos povos indígenas virar alvo de debate e tem se constituído como tema de significativa discussão na Antropologia. Este trabalho tem como foco a análise da característica central deste processo de educação formal voltado aos povos indígenas: a interculturalidade. Para tanto, são abordados os temas da história da escolarização e seu contato com os povos indígenas no Brasil, bem como a discussão conceitual sobre a interculturalidade, no âmbito da literatura antropológica, e as experiências destes povos com a escola. O argumento defendido aqui é que os múltiplos processos de apropriação intercultural da escola pelos povos indígenas, são estruturados pelas relações históricas de poder e dominação. Posta tal premissa, a análise da experiência histórica dos Pataxó Hãhãhãe com a escola, busca registrar novos dados ao debate antropológico em torno do tema, bem como contribuir com a discussão do mesmo.pt_BR
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes).pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectÍndios Pataxópt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectÍndios Hãhãhãept_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectAntropologiapt_BR
dc.subjectEscolas indígenaspt_BR
dc.title(Re)tomando a escola: reflexões sobre educação escolar indígena entre os Pataxó Hãhãhãept_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.refereesCarvalho, Maria Rosário Gonçalves de-
dc.contributor.refereesMesseder, Marcos Luciano Lopes-
dc.publisher.departamentFaculdade de Filosofia e Ciências Humanaspt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Antropologiapt_BR
dc.publisher.initialsPPGA/UFBApt_BR
dc.publisher.countrybrasilpt_BR
dc.subject.cnpqAntropologiapt_BR
dc.subject.cnpqEducaçãopt_BR
Aparece nas coleções:Dissertação (PPGA)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertação Versão Final.pdf2,08 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.