Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufba.br/handle/ri/26273
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | MCcalum, Cecilia | - |
dc.contributor.author | Belo, Ivan Dutra | - |
dc.creator | Belo, Ivan Dutra | - |
dc.date.accessioned | 2018-06-29T13:14:52Z | - |
dc.date.available | 2018-06-29T13:14:52Z | - |
dc.date.issued | 2018-06-29 | - |
dc.date.submitted | 2014-11-18 | - |
dc.identifier.other | CDD 371.82998081 | - |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/26273 | - |
dc.description.abstract | Esta dissertação trata da educação escolar indígena, tendo como foco de análise a experiência da comunidade Pataxó Hãhãhãe, localizada na porção sul do Estado da Bahia. Reconhecido na Constituição Federal de 1988, o direito dos povos indígenas à sua reprodução cultural fez a escola dispensada aos povos indígenas virar alvo de debate e tem se constituído como tema de significativa discussão na Antropologia. Este trabalho tem como foco a análise da característica central deste processo de educação formal voltado aos povos indígenas: a interculturalidade. Para tanto, são abordados os temas da história da escolarização e seu contato com os povos indígenas no Brasil, bem como a discussão conceitual sobre a interculturalidade, no âmbito da literatura antropológica, e as experiências destes povos com a escola. O argumento defendido aqui é que os múltiplos processos de apropriação intercultural da escola pelos povos indígenas, são estruturados pelas relações históricas de poder e dominação. Posta tal premissa, a análise da experiência histórica dos Pataxó Hãhãhãe com a escola, busca registrar novos dados ao debate antropológico em torno do tema, bem como contribuir com a discussão do mesmo. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Índios Pataxó | pt_BR |
dc.subject | Educação | pt_BR |
dc.subject | Índios Hãhãhãe | pt_BR |
dc.subject | Educação | pt_BR |
dc.subject | Antropologia | pt_BR |
dc.subject | Escolas indígenas | pt_BR |
dc.title | (Re)tomando a escola: reflexões sobre educação escolar indígena entre os Pataxó Hãhãhãe | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.contributor.referees | Carvalho, Maria Rosário Gonçalves de | - |
dc.contributor.referees | Messeder, Marcos Luciano Lopes | - |
dc.publisher.departament | Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Antropologia | pt_BR |
dc.publisher.initials | PPGA/UFBA | pt_BR |
dc.publisher.country | brasil | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Antropologia | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Educação | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Dissertação (PPGA) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Dissertação Versão Final.pdf | 2,08 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.