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Tipo: Dissertação
Título: (Re)tomando a escola: reflexões sobre educação escolar indígena entre os Pataxó Hãhãhãe
Autor(es): Belo, Ivan Dutra
Autor(es): Belo, Ivan Dutra
Abstract: Esta dissertação trata da educação escolar indígena, tendo como foco de análise a experiência da comunidade Pataxó Hãhãhãe, localizada na porção sul do Estado da Bahia. Reconhecido na Constituição Federal de 1988, o direito dos povos indígenas à sua reprodução cultural fez a escola dispensada aos povos indígenas virar alvo de debate e tem se constituído como tema de significativa discussão na Antropologia. Este trabalho tem como foco a análise da característica central deste processo de educação formal voltado aos povos indígenas: a interculturalidade. Para tanto, são abordados os temas da história da escolarização e seu contato com os povos indígenas no Brasil, bem como a discussão conceitual sobre a interculturalidade, no âmbito da literatura antropológica, e as experiências destes povos com a escola. O argumento defendido aqui é que os múltiplos processos de apropriação intercultural da escola pelos povos indígenas, são estruturados pelas relações históricas de poder e dominação. Posta tal premissa, a análise da experiência histórica dos Pataxó Hãhãhãe com a escola, busca registrar novos dados ao debate antropológico em torno do tema, bem como contribuir com a discussão do mesmo.
Palavras-chave: Índios Pataxó
Educação
Índios Hãhãhãe
Educação
Antropologia
Escolas indígenas
CNPq: Antropologia
Educação
País: brasil
Sigla da Instituição: PPGA/UFBA
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Antropologia
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/26273
Data do documento: 29-Jun-2018
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