Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/25955
metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso
Título : Corpos-objetos: Uma Relação entre a Condição Feminina nos Contos Miss Algrave e A Língua do ‘P’ e a Realidade de uma Sociedade Patriarcalmente Estruturada
Autor : Souza, Ludmila Régis Rodrigues de
metadata.dc.creator: Souza, Ludmila Régis Rodrigues de
Resumen : Este trabalho se dedica ao estudo da relação entre o corpo feminino e a sociedade patriarcal em que está imerso, a partir dos contos Miss Algrave e A língua do “P”, ambos presentes no livro A via crucis do corpo, de Clarice Lispector, publicado em 1974. Usando O segundo sexo, livro publicado em 1949 por Simone de Beauvoir, como principal aporte teórico, costuram-se também a essa reflexão autoras contemporâneas que versam sobre a condição feminina, no sentido de apresentar um corpo que é histórico, social e estruturalmente silenciado e oprimido. Parte-se dos contos e, portanto, de duas grandes questões que os atravessam: a prostituição e o estupro. Buscou-se aqui entender como ambas as questões se conectam, reconhecendo a prostituição como exploração sexual e o estupro como tática patriarcal de domínio e opressão, de maneira que se mostram articuladas em função de assegurar a manutenção dos corpos femininos como propriedades masculinas.
Palabras clave : Corpo Feminino
Prostituição
Estupro
Patriarcado
Clarice Lispector
metadata.dc.subject.cnpq: Letras - Literatura Brasileira
metadata.dc.publisher.country: Brasil
metadata.dc.publisher.initials: UFBA
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI : http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/25955
Fecha de publicación : 9-may-2018
Aparece en las colecciones: Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Letras

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
TCC. Ludmila Rodrigues. Última versão..pdf842,83 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.