Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/25810
metadata.dc.type: Dissertação
Título : MÚSICA COMO LINGUAGEM NA ALFABETIZAÇÃO
Autor : Araújo, Franklin José Barreto de
metadata.dc.creator: Araújo, Franklin José Barreto de
Resumen : Este trabalho consiste em elaborar um material onde o desenvolvimento da música como linguagem, em seu sentido estrutural-análogo ao da linguagem verbal, tenham um maior enfoque. O trabalho traz elementos que são comuns as duas áreas, gerando assim, um material no formato de planos de aulas que contemplem essas duas áreas. O recorte maior se faz nas necessidades do professor unidocente (professor de duas ou mais matérias não especialista) em obter um material que lhe dê um suporte em sala de aula, uma vez existente a carência de material (instrumentos) para realização de aula e um deficiência em sua formação como professor (pedagógicas). Os planos de aulas trazem consigo um olhar no âmbito alfabetizador, prática estaque percorre como uma constante na vida humana e não apenas nos anos iniciais dos jovens. O material fruto desta pesquisa pode ser usado por professores unidocentes, professores de português e músicos que buscam atividades que não dependam apenas de instrumentos musicais para sua realização, utilizando para isso, o canto, a improvisação, o corpo e principalmente a linguagem como matéria - prima do aprendizado. Palavras-chave: alfabetização, música como linguagem, escola pública, linguagem, recursos, unidocente.
Palabras clave : Musica - estudo e ensino
Linguagem
escola pública
metadata.dc.subject.cnpq: Arte/Musica
metadata.dc.publisher.country: Brasil
metadata.dc.publisher.initials: UFBA PPGPROM
metadata.dc.publisher.program: ESCOLA DE MÚSICA PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO PROFISSIONAL EM MÚSICA
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI : http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/25810
Fecha de publicación : 25-abr-2018
Aparece en las colecciones: Dissertação (PPGPROM)

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
TCC_MusicaComoLinguagemNaAlfabetização-ARAUJOfranklin-UFBA.pdf2,06 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.