Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/25810
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorDoring, Katharina-
dc.contributor.authorAraújo, Franklin José Barreto de-
dc.creatorAraújo, Franklin José Barreto de-
dc.date.accessioned2018-04-25T15:17:41Z-
dc.date.available2018-04-25T15:17:41Z-
dc.date.issued2018-04-25-
dc.date.submitted2017-05-19-
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/25810-
dc.description.abstractEste trabalho consiste em elaborar um material onde o desenvolvimento da música como linguagem, em seu sentido estrutural-análogo ao da linguagem verbal, tenham um maior enfoque. O trabalho traz elementos que são comuns as duas áreas, gerando assim, um material no formato de planos de aulas que contemplem essas duas áreas. O recorte maior se faz nas necessidades do professor unidocente (professor de duas ou mais matérias não especialista) em obter um material que lhe dê um suporte em sala de aula, uma vez existente a carência de material (instrumentos) para realização de aula e um deficiência em sua formação como professor (pedagógicas). Os planos de aulas trazem consigo um olhar no âmbito alfabetizador, prática estaque percorre como uma constante na vida humana e não apenas nos anos iniciais dos jovens. O material fruto desta pesquisa pode ser usado por professores unidocentes, professores de português e músicos que buscam atividades que não dependam apenas de instrumentos musicais para sua realização, utilizando para isso, o canto, a improvisação, o corpo e principalmente a linguagem como matéria - prima do aprendizado. Palavras-chave: alfabetização, música como linguagem, escola pública, linguagem, recursos, unidocente.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectMusica - estudo e ensinopt_BR
dc.subjectLinguagempt_BR
dc.subjectescola públicapt_BR
dc.titleMÚSICA COMO LINGUAGEM NA ALFABETIZAÇÃOpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.refereesDoring, Katharina-
dc.contributor.refereesKonopleva, Ekaterina-
dc.contributor.refereesMendes, Wellington-
dc.publisher.departamentUFBA, PPGPROMpt_BR
dc.publisher.programESCOLA DE MÚSICA PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO PROFISSIONAL EM MÚSICApt_BR
dc.publisher.initialsUFBA PPGPROMpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqArte/Musicapt_BR
Aparece nas coleções:Dissertação (PPGPROM)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC_MusicaComoLinguagemNaAlfabetização-ARAUJOfranklin-UFBA.pdf2,06 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.