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Title: Propostas de ensino baseado em questões sociocientíficas: uma análise sistemática da literatura acerca do ensino de ciências na educação básica
Authors: Dionor, Grégory Alves
???metadata.dc.contributor.advisor???: Nunes Neto, Nei de Freitas
???metadata.dc.contributor.advisor-co???: Conrado, Dália Melissa
Martins, Liziane
Keywords: Educação Científica;Educação CTSA;Propostas Didáticas;Revisão da Literatura;Análise de Conteúdo
Issue Date: 6-Apr-2018
Abstract: Uma das estratégias pedagógicas que vem acompanhando algumas das demandas da educação científica e desperta o interesse de inúmeros pesquisadores, principalmente no âmbito da pesquisa em Educação CTSA, é o uso de Questões Sociocientíficas (QSC) como elemento estruturador de propostas didáticas. Elas possibilitam um ensino voltado à politização dos estudantes, estimulando-os para uma tomada de decisão socioambientalmente responsável visando a ação sociopolítica, contribuindo, assim, para a formação de cidadãos que compreendam as relações entre as esferas da ciência, da tecnologia, da sociedade e do ambiente. Porém, percebemos uma carência de pesquisas voltadas à teorização, na área de Ensino de Ciências, acerca do uso de QSC, tornando-se necessárias pesquisas teóricas como os estudos de revisão da literatura. Nesta pesquisa, objetivamos (i) descrever o relato do uso de propostas de ensino baseadas em QSC presentes na literatura, por meio de uma revisão sistemática de artigos levantados em bases/bancos de dados nacionais e internacionais, tendo como critérios descritivos as finalidades, os contextos e os resultados encontrados na aplicação dessas propostas e (ii) identificar e analisar características de propostas de ensino baseadas em QSC, encontradas na literatura, com base em autores da área. Na revisão sistemática da literatura, pudemos encontrar o relato de dificuldades que estão presentes no cotidiano daqueles que buscam utilizar tal metodologia de ensino, como a resistência nos espaços escolares, a falta de materiais educativos adequados, a deficiência no processo de formação docente e a dificuldade dos próprios discentes ao se depararem com tal metodologia. Entretanto, os mesmos relatos afirmam que o ensino baseado em QSC colabora na construção de uma educação científica de modo contextualizado e alinhado com a Educação CTSA, auxilia na formação de cidadãos críticos e sociopoliticamente ativos, mobiliza outros conhecimentos e dimensões dos conteúdos, contribui no combate às visões distorcidas da Ciência e se compromete com um trabalho para a melhoria da capacidade argumentativa. A partir das análises, por meio da ferramenta analítica elaborada para caracterizar propostas de ensino baseadas em QSC, pudemos inferir algumas implicações para o ensino, como, por exemplo, o fato de que as propostas didáticas vêm sendo elaboradas de modo a estabelecer as relações entre as esferas CTSA, em uma abordagem contextualizada com a realidade do aluno, além de mobilizar as dimensões conceituais, procedimentais e atitudinais dos conteúdos; mas, ainda é necessário que a tomada de decisão socioambientalmente responsável e o preparo e o engajamento para ações sociopolíticas para uma justiça socioambiental recebam uma atenção maior em práticas de ensino baseadas em QSC.
One of the pedagogical strategies that has accompanied some of the demands of science education and arouses the interest of many researchers, especially in the context of research in STSE Education is the use of Socioscientific Issues (SSI) as a structuring element of didactic proposals. They make possible a teaching aimed at the politicization of students, stimulating them to a socio-environmentally responsible decision making aiming at socio-political action; thus contributing to the training of citizens who understand the relations between the spheres of science, technology, society and the environment. However, we noticed a lack of research in the area of Science Teaching about the use of SSI, making it necessary to carry out theoretical researches such as literature review studies. In this research, we aim to (i) describing the report of the use of SSI-based teaching proposals present in the literature, through a systematic review of articles collected in national and international databases, having as criteria of analysis the purposes, the contexts and results found in the application of these proposals, and (ii) identifying and analyzing characteristics of SSI-based teaching proposals found in the literature, based on authors in the area. In the systematic review of the literature, we could find the report of difficulties that are present in the daily life of those who seek to use such teaching methodology, such as resistance in school spaces, lack of adequate educational materials, deficiency in the teacher training process and difficulty of the students themselves when faced with such methodology. However, the same reports affirm that SSI-based teaching contributes to the construction of a scientific education in a contextualized way and in line with the STSE Education, assists in the formation of critical and sociopolitically active citizens, mobilizes other knowledge and dimensions of content, to distorted views of science and commits himself to a work to improve argumentative capacity. From the analysis, through the analytical tool developed to characterize SSI-based teaching proposals, we were able to infer some implications for teaching, such as, for example, the fact that the didactic proposals have been elaborated in order to establish the relations between the STSE spheres, in an approach contextualized with the reality of the student, besides mobilizing the conceptual, procedural and attitudinal dimensions of the contents; but it is still necessary that socio-environmentally responsible decision making and preparation and engagement for socio-political actions for a social and environmental justice receive greater attention in SSI-based teaching practices.
URI: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/25700
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