Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.ufba.br/handle/ri/25676
metadata.dc.type: | Dissertação |
Title: | PIBID DANÇA na UFBA e na UFRN: Políticas de cooperação na experiência docente |
Authors: | Soares, Arilma de Sousa |
metadata.dc.creator: | Soares, Arilma de Sousa |
Abstract: | Este estudo tem como lócus de investigação o Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID). A estratégia governamental institucionalizada pelo Ministério da Educação e Cultura (MEC) abrange diversas áreas de conhecimento. Para esta pesquisa, assumimos como recorte o PIBID Dança de duas Instituições de Ensino Superior. Nossa questão central é inquirir em que medida os processos artístico-pedagógicos em dança adotados nas práticas dos participantes do PIBID Dança da UFRN e da UFBA, em escolas municipais, apontam para a existência de políticas de cooperação instauradas nessas práticas. Nesse sentido, a cooperação é abordada na perspectiva de Sennett (2012) como a “arte de interagir”. Para apresentar outras visões de cooperação, convidamos autores como Jean Piaget e Lev Vigostky. A cooperação norteia a análise desse estudo, sendo vista como estratégia de ensino, seja nas trocas, na gestão de conflitos, na interação, reciprocidade e por relações que ressoem dialogia entre os atores sociais envolvidos: professores, estudantes e pesquisadores. Destarte, a investigação reconhece a complexidade e especificidade dos contextos, bem como a diversidade e individualidade dos sujeitos coimplicados nesse processo. As quatro escolas foram referenciadas como comunidade, visando a observar a cooperação nas relações socioeducativas e artístico-pedagógicos. Para tanto, a abordagem da pesquisa, de natureza qualitativa, adota a etnopesquisa implicada (MACEDO, 2010), com a realização de observações do campo e entrevistas semiestruturadas. Percebe-se que o PIBID, ao aproximar universidade e escola, antecipa as expectativas do estudante de licenciatura sobre a escola; por sua vez, o professor da escola, ao narrar seus modos de planejar, estabelece relação de reciprocidade e potenciais artísticos nessa experiência em sala de aula. Assim, desvelam-se, na medida do possível, outros modos de atuação e políticas de cooperação. |
Keywords: | Cooperação Ensino Fundamental Estratégias Implicação Pibid-Dança |
metadata.dc.subject.cnpq: | Dança |
metadata.dc.publisher.country: | Brasil |
metadata.dc.publisher.initials: | UFBA |
metadata.dc.publisher.program: | Programa de Pós - Gradução em Dança |
metadata.dc.rights: | Acesso Aberto |
URI: | http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/25676 |
Issue Date: | 3-Apr-2018 |
Appears in Collections: | Dissertação (PPGDANCA) |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
DISSERTAÇÃO FINAL - ARILMA.pdf | 2,32 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.