DSpace

RI UFBA >
Faculdade de Educação >
Mestrado Profissional em Educação: Currículo, Linguagens e Inovações Pedagógicas(MPED) >
Dissertações de Mestrado Profissional em Educação - Projeto de Intervenção (MPED) >

Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/25575

Title: Formação em Rede: uma proposta de construção coletiva para os educadores da Rede Municipal de Educação de Irecê - uma tessitura colaborativa
Authors: Santos, Andreia Rodrigues de Oliveira
???metadata.dc.contributor.advisor???: Sá, Maria Roseli Gomes Brito de
Keywords: Formação docente;Formação em rede;Ressonâncias da formação;Teacher education;Networked formation;Resonances of the formation
Issue Date: 22-Mar-2018
Abstract: Este Projeto de Intervenção é resultado da pesquisa para conclusão do Mestrado Profissional em Educação/UFBA e surgiu da necessidade de analisar as ressonâncias dos processos formativos docentes, iniciais e continuados, nas duas últimas décadas na Rede Municipal de Educação de Irecê. Busca compreender como estes processos formativos podem servir para (re)pensar a formação em rede, considerando diferentes formas de olhar, valorizando o trabalho coletivo, levando em consideração a abertura ao outro, a valorização das experiências e a produção de sentidos. O aporte teórico que sustentou essa discussão foi pautado em Dewey, Larrosa, Sá, Josso, Gadamer, Macedo, Nóvoa, entre outros, permitindo elaborar uma discussão acerca da formação continuada docente. A pesquisa-formação, de cunho fenomenológico-hermenêutico, foi tecida no percurso do mestrado, e a investigação, alinhavada e costurada em momentos distintos, utilizou como instrumentos para a produção de informações: a interpretação das narrativas dos memoriais de formação dos professores, as análises documentais que sustentaram o histórico de formação docente no Brasil e em Irecê, nos últimos vinte anos e as Rodadas e Roda de Conversas com professores da referida Rede. As interpretações advindas da análise destes instrumentos evidenciaram que, embora tenha sido dada uma forte ênfase à formação de professores na Rede Municipal de ensino de Irecê nas duas últimas décadas, percebe-se a necessidade de elaboração de uma proposta de formação colaborativa em rede, e com a Rede.
ABSTRACT This Intervention Project is a result of the completion of the research in Professional Master in Education/UFBA and arose from the need to analyse the resonances of the formative processes teachers, initial and continued, in the last two decades in Municipal Education Network of Irecê. Tries to understand how these formative processes can serve to (re) thinking the network training, considering different ways of looking at, valuing the collective work, taking into account the opening to another, the appreciation of the experiences and the production of meaning. The theoretical contribution that supported this argument was based on Dewey, Larrosa, Sá, Josso, Gadamer, Macedo, Nóvoa, among others, allowing an elaborate discussion on the continuing education faculty. The training research, of slant phenomenologicalhermeneutic, was woven during the master, and the research, basted and stitched into different times, used as instruments for products of information: the interpretation of the narratives of the memorials for the training of teachers, the documentary analysis that supported the history of teacher education in Brazil and in Irecê, over the last twenty years and the Rounds and Conversations with teachers Wheel of that network. The interpretations derived from analysis of these instruments showed that, although it has been given a strong emphasis to the training of teachers in the Municipal Education Network of Irecê in the last two decades, the need to draw up a training proposal collaborative in network, and with the network.
URI: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/25575
Appears in Collections:Dissertações de Mestrado Profissional em Educação - Projeto de Intervenção (MPED)

Files in This Item:

File Description SizeFormat
Projeto de Intervenção-ANDREIA RODRIGUES DE OLIVEIRA SANTOS (2).pdf4.02 MBAdobe PDFView/Open
View Statistics

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.

 

    Universidade Federal da Bahia

Contate-nos. Saiba mais sobre o RI/UFBA