Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/25447
metadata.dc.type: Artigo de Periódico
Título : Estratégias de implementação de políticas de assistência estudantil: experiência da linha de frente em um Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia
Autor : Lima, Wandilson Alisson Silva
Davel, Eduardo Paes Barreto
metadata.dc.creator: Lima, Wandilson Alisson Silva
Davel, Eduardo Paes Barreto
Resumen : O objetivo deste artigo é discutir, descrever e propor estratégias de implementação de políticas públicas de assistência estudantil com foco nos atores da linha de frente, fundamentadas na efetividade. A perspectiva da efetividade de Sandfort e Moulton (2015) busca a implementação de políticas orientadas para superar os desafios e alcançar a mudança desejada. A metodologia desta pesquisa é qualitativa, por meio de um estudo de caso no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sertão Pernambucano – IF Sertão PE. A coleta de dados foi realizada por documentos, entrevistas semiestruturadas e observações diretas. As análises das informações foram realizadas a partir dos principais processos de implementação: adoção de opções viáveis, promulgação da mudança, coordenação das atividades, avaliação das interações e análise de experiências-alvos das políticas de assistência estudantil. Os resultados da pesquisa discutem e fornecem um conjunto de estratégias para cada um desses processos, mantendo-se a aderência ao contexto da assistência estudantil. Essas estratégias de linha de frente, suas implicações e aplicações são apresentadas para que possam ser relevantes em outras instituições de ensino superior.
Palabras clave : Assistência estudantil
Estratégias de linha de frente
Implementação de políticas públicas
Perspectiva da efetividade
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Editorial : UNB
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI : http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/25447
Fecha de publicación : 2017
Aparece en las colecciones: Artigo Publicado em Periódico (NPGA)



Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.