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dc.contributor.authorLima, Wandilson Alisson Silva-
dc.contributor.authorDavel, Eduardo Paes Barreto-
dc.creatorLima, Wandilson Alisson Silva-
dc.creatorDavel, Eduardo Paes Barreto-
dc.date.accessioned2018-03-06T20:05:51Z-
dc.date.available2018-03-06T20:05:51Z-
dc.date.issued2017-
dc.identifier.issn2317-921X-
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/25447-
dc.description.abstractO objetivo deste artigo é discutir, descrever e propor estratégias de implementação de políticas públicas de assistência estudantil com foco nos atores da linha de frente, fundamentadas na efetividade. A perspectiva da efetividade de Sandfort e Moulton (2015) busca a implementação de políticas orientadas para superar os desafios e alcançar a mudança desejada. A metodologia desta pesquisa é qualitativa, por meio de um estudo de caso no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sertão Pernambucano – IF Sertão PE. A coleta de dados foi realizada por documentos, entrevistas semiestruturadas e observações diretas. As análises das informações foram realizadas a partir dos principais processos de implementação: adoção de opções viáveis, promulgação da mudança, coordenação das atividades, avaliação das interações e análise de experiências-alvos das políticas de assistência estudantil. Os resultados da pesquisa discutem e fornecem um conjunto de estratégias para cada um desses processos, mantendo-se a aderência ao contexto da assistência estudantil. Essas estratégias de linha de frente, suas implicações e aplicações são apresentadas para que possam ser relevantes em outras instituições de ensino superior.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherUNBpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.sourcehttp://dx.doi.org/10.18829/rp3.v1i10pt_BR
dc.subjectAssistência estudantilpt_BR
dc.subjectEstratégias de linha de frentept_BR
dc.subjectImplementação de políticas públicaspt_BR
dc.subjectPerspectiva da efetividadept_BR
dc.titleEstratégias de implementação de políticas de assistência estudantil: experiência da linha de frente em um Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologiapt_BR
dc.typeArtigo de Periódicopt_BR
dc.description.localpubBrasíliapt_BR
dc.identifier.numberv.1, p. 3-31pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
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