Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/25201
metadata.dc.type: Artigo de Periódico
Title: Dos solos à paisagem: uma discussão teórico-metodológica
Authors: Nakashima, Marcelo Reis
Alves, Grace Bungenstab
Barreiros, André Mateus
Queiroz Neto, José Pereira
metadata.dc.creator: Nakashima, Marcelo Reis
Alves, Grace Bungenstab
Barreiros, André Mateus
Queiroz Neto, José Pereira
Abstract: A paisagem é considerada um dos objetos-chave da geografia. O solo se mostra como integrador dos diferentes elementos que a compõem, seu estudo é fundamental para desvendar os processos que atuam modificando as rochas, os solos e as formas de relevo. O objetivo deste artigo é analisar, sob um enfoque epistemológico e metodológico, a Pedologia como ramo natural da Geografia Física, em função de sua abordagem multifatorial. Partimos de uma discussão a respeito da paisagem como objeto de estudo geográfico, dos problemas que envolvem as aproximações multiescalares no espaço e no tempo, além de discutir metodologias propostas por autores para os estudos geográficos, lato sensu. Concluímos, finalmente, que a Análise Estrutural da Cobertura Pedológica, coordenada com outras metodologias geográficas, se presta bem ao desafio de trabalhar com dados de diferentes campos da Geografia Física, em uma abordagem multiescalar. Desta forma, apresentam-se como uma metodologia adequada para os estudos da paisagem.
Keywords: Abordagens multiescalares
Análise estrutural da cobertura pedológica
Relação solo-relevo
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: ANPEGE
Citation: Nakashima, M.R. et al., Dos solos à paisagem: uma discussão teórico-metodológica. Revista da ANPEGE, Dourados, MS, v.13, n.20, p. 30-52, jan./abr., 2017
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/25201
Issue Date: Jan-2017
Appears in Collections:Artigo Publicado em Periódico (IGEO)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Dos solos à paisagem.pdf1,41 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.