Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufba.br/handle/ri/25201
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Nakashima, Marcelo Reis | - |
dc.contributor.author | Alves, Grace Bungenstab | - |
dc.contributor.author | Barreiros, André Mateus | - |
dc.contributor.author | Queiroz Neto, José Pereira | - |
dc.creator | Nakashima, Marcelo Reis | - |
dc.creator | Alves, Grace Bungenstab | - |
dc.creator | Barreiros, André Mateus | - |
dc.creator | Queiroz Neto, José Pereira | - |
dc.date.accessioned | 2018-01-23T17:56:19Z | - |
dc.date.available | 2018-01-23T17:56:19Z | - |
dc.date.issued | 2017-01 | - |
dc.identifier.citation | Nakashima, M.R. et al., Dos solos à paisagem: uma discussão teórico-metodológica. Revista da ANPEGE, Dourados, MS, v.13, n.20, p. 30-52, jan./abr., 2017 | pt_BR |
dc.identifier.issn | 1679-768X | - |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/25201 | - |
dc.description | ABSTRACT Landscape is seen as one of the key objects of geography. The study of soils has been shown to be capable of integrating the different elements that compose the landscapes, and is essential to approach the processes that act to modify rocks and landforms. The goal of this study is to analyze Pedology as a natural branch of the geographic science, due to its multifactorial approach, through an epistemological and methodological view. The starting point is a discussion on landscape as an object of the geographical studies and the problems that involve the multiscalar approaches in space and time, as well as discuss different methodologies that have been proposed for this type of study. We finally conclude that the Structural Analysis of the Pedological Cover, coordinated with other geographical methodologies, addresses well the challenge of working with data from different fields of Physical Geography I a multiscalar approach, which makes it an appropriate methodology for the study of the landscape. | pt_BR |
dc.description.abstract | A paisagem é considerada um dos objetos-chave da geografia. O solo se mostra como integrador dos diferentes elementos que a compõem, seu estudo é fundamental para desvendar os processos que atuam modificando as rochas, os solos e as formas de relevo. O objetivo deste artigo é analisar, sob um enfoque epistemológico e metodológico, a Pedologia como ramo natural da Geografia Física, em função de sua abordagem multifatorial. Partimos de uma discussão a respeito da paisagem como objeto de estudo geográfico, dos problemas que envolvem as aproximações multiescalares no espaço e no tempo, além de discutir metodologias propostas por autores para os estudos geográficos, lato sensu. Concluímos, finalmente, que a Análise Estrutural da Cobertura Pedológica, coordenada com outras metodologias geográficas, se presta bem ao desafio de trabalhar com dados de diferentes campos da Geografia Física, em uma abordagem multiescalar. Desta forma, apresentam-se como uma metodologia adequada para os estudos da paisagem. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | FAPESP Processos 2010/12996-5, 2010/03397-0, 2011/00531-0 e 2013/24595-3, e PNDP/CAPES. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.publisher | ANPEGE | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.source | http://ojs.ufgd.edu.br/index.php/anpege/article/view/6898/3839 | pt_BR |
dc.subject | Abordagens multiescalares | pt_BR |
dc.subject | Análise estrutural da cobertura pedológica | pt_BR |
dc.subject | Relação solo-relevo | pt_BR |
dc.title | Dos solos à paisagem: uma discussão teórico-metodológica | pt_BR |
dc.type | Artigo de Periódico | pt_BR |
dc.description.localpub | Dourado, MS | pt_BR |
dc.identifier.number | v.13, n.20 | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Artigo Publicado em Periódico (IGEO) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Dos solos à paisagem.pdf | 1,41 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.