Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/25117
Tipo: Artigo de Periódico
Título: Conflitos potenciais na relação entre franqueadores e franqueados soteropolitanos
Autor(es): Albuquerque, Marcos Reis
Ladeira, Rodrigo
Larocca, Maria Teresa Grimaldi
Autor(es): Albuquerque, Marcos Reis
Ladeira, Rodrigo
Larocca, Maria Teresa Grimaldi
Abstract: Este estudo teve como objetivo avaliar conflitos potenciais que ocorrem na relação entre Franqueadores e Franqueados soteropolitanos, atuantes nas áreas de alimentação, vestuário e calçados e acessórios. A seleção dos segmentos investigados deveu-se não somente pela sua participação representativa na produtividade de varejo, mas também por concentrar grande número de empresas, muitas delas associadas à Associação Brasileira de Franchising (ABS). A pesquisa teve caráter exploratório, utilizando técnicas qualitativas do tipo estudos de casos múltiplos, com aplicação de entrevistas semiestruturadas, análise documental e observação participante. Uma vez identificados os pontos de conflitos entre os participantes investigados - perfil do candidato (falta de critérios específicos, previamente), recursos financeiros (nenhum planejamento financeiro anual acompanhado pelo franqueador junto ao seu franqueado), ponto comercial (as franqueadoras não orientam quanto à melhor escolha do ponto ou quanto aos aspectos que podem e devem ser observados) e comunicação (ponto de amenização de conflitos, quando constante e bem conduzida) – e avaliadas as práticas adotadas, foi possível propor medidas para minimizar o impacto dos conflitos no sistema de franchising.
Palavras-chave: Conflito
Franchising
Teoria da agência
Teoria da escassez de recursos
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/25117
Data do documento: Nov-2016
Aparece nas coleções:Artigo Publicado em Periódico (NPGA)

Arquivos associados a este item:
Não existem arquivos associados a este item.


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.