Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/25112
metadata.dc.type: Artigo de Periódico
Título : Aprendizagem organizacional: potencialidades e limites do uso de metáforas
Autor : Souza, Elisabeth Regina Loiola da Cruz
Neris, Jorge
metadata.dc.creator: Souza, Elisabeth Regina Loiola da Cruz
Neris, Jorge
Resumen : Objetiva-se discutir potencialidades e limites das metáforas cognitivas e da cultura para compreender processos de aprendizagem organizacional. Argumenta-se que a metáfora, por sua natureza, é parte constituinte do processo de construção de conhecimento científico. Observa-se, então, que a metáfora cognitiva reduz, em regra, a aprendizagem organizacional à aprendizagem dos indivíduos na organização, ao passo que a metáfora da cultura, por concentrar-se no nível coletivo, também não oferece meios de solucionar o problema da conversão da aprendizagem individual em organizacional. Assim, fica a necessidade de apelar-se para concepções metafóricas que possam assumir, em seu núcleo básico, os processos de interação entre o indivíduo e a organização.
Palabras clave : Organização
Cognição
Cultura
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI : http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/25112
Fecha de publicación : 19-ene-2018
Aparece en las colecciones: Artigo Publicado em Periódico (NPGA)

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
APRENDIZAGEM ORGANIZACIONAL POTENCIALIDADES E LIMITES DO USO DE METÁFORAS.pdf391,59 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.