Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://repositorio.ufba.br/handle/ri/25112
metadata.dc.type: | Artigo de Periódico |
Título : | Aprendizagem organizacional: potencialidades e limites do uso de metáforas |
Autor : | Souza, Elisabeth Regina Loiola da Cruz Neris, Jorge |
metadata.dc.creator: | Souza, Elisabeth Regina Loiola da Cruz Neris, Jorge |
Resumen : | Objetiva-se discutir potencialidades e limites das metáforas cognitivas e da cultura para compreender processos de aprendizagem organizacional. Argumenta-se que a metáfora, por sua natureza, é parte constituinte do processo de construção de conhecimento científico. Observa-se, então, que a metáfora cognitiva reduz, em regra, a aprendizagem organizacional à aprendizagem dos indivíduos na organização, ao passo que a metáfora da cultura, por concentrar-se no nível coletivo, também não oferece meios de solucionar o problema da conversão da aprendizagem individual em organizacional. Assim, fica a necessidade de apelar-se para concepções metafóricas que possam assumir, em seu núcleo básico, os processos de interação entre o indivíduo e a organização. |
Palabras clave : | Organização Cognição Cultura |
metadata.dc.rights: | Acesso Aberto |
URI : | http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/25112 |
Fecha de publicación : | 19-ene-2018 |
Aparece en las colecciones: | Artigo Publicado em Periódico (NPGA) |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
APRENDIZAGEM ORGANIZACIONAL POTENCIALIDADES E LIMITES DO USO DE METÁFORAS.pdf | 391,59 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.