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Title: Jogos digitais e aprendizagem: uma proposta de intervenção para Rede Municipal de Educação de Irecê
Authors: Silva, Bruno Fernandes Carvalho da
???metadata.dc.contributor.advisor???: Silva, Jamile Borges da
Keywords: Jogos eletrônicos;Jogos educativos;Aprendizagem;Escolas municipais;Práticas de ensino;Electronic games;Educational games;Learning;Municipal school;Teaching practices
Issue Date: 17-Jan-2018
Abstract: Este texto é o resultado das conexões dos saberes teóricos e práticos de um professor, nasce absolutamente das experiências profissionais que desenvolvo ao longo de cinco anos nas escolas municipais Marcionílio Rosa e Tenente Wilson Marques Moitinho ambas localizadas na zona urbana de Irecê-Ba. O foco se concentra sobre ações educativas estruturadas através dos jogos digitais, por isso, inicialmente o objetivo é evidenciar quais são os aprendizados que se originam destas atividades, entretanto, pelas características do mestrado profissional o próximo passo dentro desta pesquisa é produzir um projeto de intervenção oriundo deste conhecimento. Para subsidiar este processo, construiu-se uma metodologia baseada em outros estudos teóricos sobre jogos digitais que vem se solidificando ao longo dos anos, com esta estratégia se tornou possível enxergar na prática profissional baseada nos games informações que serviram de alicerce para construção de três possibilidades interventivas: A primeira é a criação da Divisão de Tecnologia de Informação e Comunicação na secretaria de educação municipal de Irecê, se relaciona indiretamente com os jogos digitais e considera principalmente o momento de transição curricular que atravessa a educação municipal. A segunda uma intervenção dentro das ações que acontecem com jogos digitais nas escolas Marcionílio Rosa e Tenente Wilson. A terceira se concentra de forma bem objetiva na divulgação e disponibilidade deste trabalho de pesquisa para os educadores de Irecê para que conheçam as experiências com jogos digitais que que ocorrem no município. Como dito anteriormente tais ideias surgem dos estudos da prática com os devidos instrumentos metodológicos aliados ao referencial teórico que se encontra mencionado no texto, logo, o percurso que o leitor percorrerá inicialmente é uma exposição sobre as situações cotidianas envolvendo jogos digitais nas escolas supracitadas. Houve um direcionamento proposital para a quantificação dos dados, a ideia com isto foi provocar um outro ponto de vista em um pesquisador tão imerso no ambiente de pesquisa, de fato esta estratégia teve o efeito desejável, acabando por mostrar pontos que necessitam ser melhorados na prática educativa envolvendo jogos digitais. Os estudos sobre o novo currículo que está sendo implementado nas escolas municipais de Irecê, também foram determinantes para se traçar as propostas de intervenção.
ABSTRACT This text is the result of the connections of the theoretical and practical knowledge of a teacher, born absolutely from the professional experiences that I developed over five years in the municipal schools Marcionílio Rosa and Lieutenant Wilson Marques Moitinho both located in the urban area of Irecê-Ba. The focus is on educational actions structured through digital games, so initially the objective is to highlight what are the learning that originate from these activities, however, by the characteristics of the professional master's degree the next step in this research is to produce an intervention project from this knowledge. In order to subsidize this process, a methodology based on other theoretical studies on digital games has been built, which has been solidifying over the years, with this strategy it became possible to see in the professional practice based on games information that served as a foundation for the construction of three possibilities The first is the creation of the Division of Information and Communication Technology in the municipal education department of Irecê, is related indirectly to digital games and considers mainly the moment of curricular transition that crosses municipal education. The second an intervention within the actions that happen with digital games in the schools Marcionílio Rosa and Lieutenant Wilson. The third focuses very objectively on the dissemination and availability of this research work for educators from Irecê to learn about the experiences with digital games that occur in the municipality. As previously mentioned, these ideas emerge from practice studies with the appropriate methodological tools allied to the theoretical reference that is mentioned in the text, so the course that the reader will go through initially is an exposition about everyday situations involving digital games in the schools mentioned above. There was a purposeful direction for the quantification of the data, the idea with this was to provoke another point of view in a researcher so immersed in the research environment, in fact this strategy had the desired effect, eventually showing points that need to be improved in practice digital games. The studies on the new curriculum that is being implemented in the municipal schools of Irecê, were also determinant to draw the intervention proposals.
URI: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/25051
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