Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/24972
metadata.dc.type: Artigo de Periódico
Title: Aprendizagem de competências, suporte à transferência de aprendizagem e desempenho docente: evidências de validação de escala e teste de relações
Authors: Pereira, Lívia Maria Reis
Souza, Elisabeth Regina Loiola da Cruz
Gondim, Sônia Maria Guedes
metadata.dc.creator: Pereira, Lívia Maria Reis
Souza, Elisabeth Regina Loiola da Cruz
Gondim, Sônia Maria Guedes
Abstract: Este artigo relata procedimentos de construção e validação de um inventário que inclui escalas de aprendizagem de competências, de suporte à transferência de aprendizagem e de desempenho docente (ASOD), e apresenta resultados das relações entre aprendizagem, suporte e desempenho docente. O inventário mede tanto a aprendizagem quanto o desempenho de docentes em cinco domínios de competências (ensino, pesquisa, extensão, gestão e competências gerais). A escala de suporte à transferência subdivide-se em suportes psicossociais e materiais. Foram realizadas análises fatoriais, correlações e regressão múltipla. Os indicadores psicométricos sugerem que o inventário apresenta evidências de validação para a amostra de 219 docentes do IFBA participantes. Os resultados da regressão indicam que o desempenho em cada domínio é predito pela aprendizagem correspondente ao mesmo domínio. O suporte à aprendizagem não se mostrou preditor do desempenho docente. O inventário pode ser usado no aprimoramento de práticas institucionais de avaliação e desenvolvimento profissional do docente.
Keywords: Aprendizagem de competências
Suporte à transferência
Desempenho no cargo
Validação de escalas
Docentes
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/24972
Issue Date: 9-Jan-2018
Appears in Collections:Artigo Publicado em Periódico (NPGA)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Pereira_et_al-2016-Organiza--es_&_Sociedade.pdf356,47 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.