Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/24972
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorPereira, Lívia Maria Reis-
dc.contributor.authorSouza, Elisabeth Regina Loiola da Cruz-
dc.contributor.authorGondim, Sônia Maria Guedes-
dc.creatorPereira, Lívia Maria Reis-
dc.creatorSouza, Elisabeth Regina Loiola da Cruz-
dc.creatorGondim, Sônia Maria Guedes-
dc.date.accessioned2018-01-09T21:40:36Z-
dc.date.available2018-01-09T21:40:36Z-
dc.date.issued2018-01-09-
dc.identifier.issn1984-9230-
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/24972-
dc.description.abstractEste artigo relata procedimentos de construção e validação de um inventário que inclui escalas de aprendizagem de competências, de suporte à transferência de aprendizagem e de desempenho docente (ASOD), e apresenta resultados das relações entre aprendizagem, suporte e desempenho docente. O inventário mede tanto a aprendizagem quanto o desempenho de docentes em cinco domínios de competências (ensino, pesquisa, extensão, gestão e competências gerais). A escala de suporte à transferência subdivide-se em suportes psicossociais e materiais. Foram realizadas análises fatoriais, correlações e regressão múltipla. Os indicadores psicométricos sugerem que o inventário apresenta evidências de validação para a amostra de 219 docentes do IFBA participantes. Os resultados da regressão indicam que o desempenho em cada domínio é predito pela aprendizagem correspondente ao mesmo domínio. O suporte à aprendizagem não se mostrou preditor do desempenho docente. O inventário pode ser usado no aprimoramento de práticas institucionais de avaliação e desenvolvimento profissional do docente.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.sourcehttps://portalseer.ufba.br/index.php/revistaoes/article/view/13073/11173pt_BR
dc.subjectAprendizagem de competênciaspt_BR
dc.subjectSuporte à transferênciapt_BR
dc.subjectDesempenho no cargopt_BR
dc.subjectValidação de escalaspt_BR
dc.subjectDocentespt_BR
dc.titleAprendizagem de competências, suporte à transferência de aprendizagem e desempenho docente: evidências de validação de escala e teste de relaçõespt_BR
dc.typeArtigo de Periódicopt_BR
dc.description.localpubSalvadorpt_BR
dc.identifier.numberv. 23, n. 78, p. 438-459, Jul./Set. 2016pt_BR
Aparece nas coleções:Artigo Publicado em Periódico (NPGA)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Pereira_et_al-2016-Organiza--es_&_Sociedade.pdf356,47 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.