Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/24972
Tipo: Artigo de Periódico
Título: Aprendizagem de competências, suporte à transferência de aprendizagem e desempenho docente: evidências de validação de escala e teste de relações
Autor(es): Pereira, Lívia Maria Reis
Souza, Elisabeth Regina Loiola da Cruz
Gondim, Sônia Maria Guedes
Autor(es): Pereira, Lívia Maria Reis
Souza, Elisabeth Regina Loiola da Cruz
Gondim, Sônia Maria Guedes
Abstract: Este artigo relata procedimentos de construção e validação de um inventário que inclui escalas de aprendizagem de competências, de suporte à transferência de aprendizagem e de desempenho docente (ASOD), e apresenta resultados das relações entre aprendizagem, suporte e desempenho docente. O inventário mede tanto a aprendizagem quanto o desempenho de docentes em cinco domínios de competências (ensino, pesquisa, extensão, gestão e competências gerais). A escala de suporte à transferência subdivide-se em suportes psicossociais e materiais. Foram realizadas análises fatoriais, correlações e regressão múltipla. Os indicadores psicométricos sugerem que o inventário apresenta evidências de validação para a amostra de 219 docentes do IFBA participantes. Os resultados da regressão indicam que o desempenho em cada domínio é predito pela aprendizagem correspondente ao mesmo domínio. O suporte à aprendizagem não se mostrou preditor do desempenho docente. O inventário pode ser usado no aprimoramento de práticas institucionais de avaliação e desenvolvimento profissional do docente.
Palavras-chave: Aprendizagem de competências
Suporte à transferência
Desempenho no cargo
Validação de escalas
Docentes
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/24972
Data do documento: 9-Jan-2018
Aparece nas coleções:Artigo Publicado em Periódico (NPGA)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Pereira_et_al-2016-Organiza--es_&_Sociedade.pdf356,47 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.