DSpace

RI UFBA >
Faculdade de Educação >
Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) >
Grupo de Pesquisa Educação, Comunicação e Tecnologias (GEC) >
Teses de Doutorado (GEC) >

Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/24516

Title: Artemídia e educação na UFRB: mapeando mudanças no contexto educacional a partir da cultura digital
Authors: Fiorelli, Marilei Cátia
???metadata.dc.contributor.advisor???: Pretto, Nelson De Luca
Keywords: Artemidia;Arte digital;Cultura digital;Educação;Artes visuais - Estudo e ensino (Superior);Arte e tecnologia;Universidade Federal do Recôncavo da Bahia - Inovações tecnológicas;New media art;Digital art education;Cyberculture;Digital culture
Issue Date: 6-Nov-2017
Abstract: O foco de investigação desta pesquisa são as obras de artemídia produzidas pelos primeiros estudantes formados pelo Bacharelado em Artes Visuais com ênfase em multimeios da UFRB, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, na cidade de Cachoeira. Através do processo de criação destas obras, podemos visualizar um panorama do processo educacional e de seu contexto em tempos de cultura digital. Nosso objeto de estudo são os Trabalhos de Conclusão de Curso, que tratam da temática de artemídia, e nosso corpus empírico são doze TCCs produzidos dentro deste recorte, defendidos em 2014-15, pela primeira turma de ingresso no curso. Trata-se do primeiro conjunto de produção artística de artemídia dentro de um espaço institucional de ensino superior no interior da Bahia. A questão central é discutir se esses alicerçam-se em práticas da cultura digital como o trabalho colaborativo em rede, na cultura hacker, e a cultura livre, e se estas se refletem também no campo da educação. A opção metodológica adotada é descritiva quanto aos objetivos; quanto aos procedimentos técnicos, é um estudo de caso; e quanto ao tratamento dos dados é predominantemente qualitativa. Analisamos os TCCs artemidiáticos produzidos, categorizando, identificando e articulando sua produção com o contexto educacional, mapeando algumas mudanças em curso, suas implicações e suas apropriações. Como referencial teórico, nos utilizamos de conceitos em torno dos campos da cultura e arte digital e da educação contemporâneas, e seus processos de reconfiguração na cibercultura. Os resultados da pesquisa apontam que dos doze TCC’s, nove são pautados por tópicos relevantes da cultura digital. Estes, criados em uma graduação recém implantada, de uma universidade também recém implantada no interior da Bahia. Mesmo deslocada de um grande centro urbano, esta graduação apresenta em seu currículo componentes que dão suporte e viabilizam a criação em artemidia. Pela leitura e interpretação qualitativa dos trabalhos criados, foram identificadas categorias de conceitos implicados da cultura digital, que apontam caminhos e nos apresentam um panorama do contexto educacional de ensino no qual estão inseridos. Nota-se assim indícios de um processo educacional que potencialmente se instaura a partir das tecnologias e da cultura digital, que também se apoia e se reflete - a exemplo das obras produzidas - nas práticas colaborativas, na cultura livre e na cultura hacker.
ABSTRACT The aim of this research is the works of media art produced by the first students graduated in Visual Arts with an emphasis on multimedia, at Federal University of Recôncavo da Bahia - UFRB - in the city of Cachoeira. Through the creation process of these artworks, we can have an overview of the educational process in digital culture times. Our object of study are those artmedia work, created as final graduation projetc. Our empirical corpus are twelve artworks produced within this cut, defended in 2014-15, the first gratuated alumni. This is the first artistic production set of media art in a higher education in the countryside of Bahia. The core issue is to discuss the digital culture practices such as collaborative networking, the hacker culture and free culture, and if whether they are also reflected in education. The adopted methodological option is descriptive and a case study; and is predominantly qualitative. We analyze the produced media artworks, categorizing, identifying and articulating their production with the educational context, mapping out some changes in course, whith its implications and appropriations. As a theoretical concept, we use culture and digital art and contemporary education, as well as its reconfiguration process in cyberculture. The results show that nine out of twelve artworks are guided by relevant topics of digital culture. These artworks were created in a newly implemented graduation course, at a university also recentely created. Even being located far from a large urban center, this graduation show in its curriculum components that give support and enable the creation of media art. categories were identified implicated concepts of digital culture, pointing paths and present an overview of the educational teaching context in which they are inserted from reading and qualitative interpretation of the artwowks. Through this evidences we could notice that the educational process is potentially established from digital culture, which also supports and reflects the collaborative practices, the free culture and hacker culture.
URI: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/24516
Appears in Collections:Teses de Doutorado (GEC)

Files in This Item:

File Description SizeFormat
tese_artemidia_educacao_fiorelli.pdf110.39 MBAdobe PDFView/Open
View Statistics

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.

 

    Universidade Federal da Bahia

Contate-nos. Saiba mais sobre o RI/UFBA