Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://repositorio.ufba.br/handle/ri/23310
metadata.dc.type: | Dissertação |
Título : | Estratégias para Elaboração de Problemas Matemáticos para o Ensino Médio |
Autor : | Souza, Ligia Taciana Carneiro de |
metadata.dc.creator: | Souza, Ligia Taciana Carneiro de |
Resumen : | Partindo da premissa de que os problemas são os instrumentos pelos quais a Matemática sempre se desenvolveu e que resolvê-los é o que impulsiona não só o seu ensino, mas o desenvolvimento desta Ciência, o presente trabalho aborda a temática dos problemas matemáticos sob perspectiva da elaboração dos mesmos. Este material apresenta um resumo teórico sobre alguns aspectos da resolução de problemas onde buscou-se através do método heurístico organizado por George Polya e de estudos derivados da obra do autor expor alguns temas tais como a escrita matemática, os tipos de problemas, as etapas e estratégias de resolução e os elementos que caracterizam um bom problema matemático. Tópicos fundamentais que alicerçaram e instrumentalizaram uma oficina com estratégias para a elaboração de problemas matemáticos voltados para o Ensino Médio, o objeto central deste estudo, juntamente com o relato de sua aplicação em uma turma de licenciandos em Matemática. |
Palabras clave : | Problemas Matemáticos Elaboração de Problemas Heurística |
metadata.dc.subject.cnpq: | Ensino da Matemática |
metadata.dc.publisher.country: | brasil |
metadata.dc.publisher.initials: | UFBA |
metadata.dc.publisher.program: | Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional |
metadata.dc.rights: | Acesso Aberto |
URI : | http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/23310 |
Fecha de publicación : | 27-jun-2017 |
Aparece en las colecciones: | Dissertação (PROFMAT) |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
Dissertação Ligia.pdf | 1,34 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.