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https://repositorio.ufba.br/handle/ri/23123
metadata.dc.type: | Artigo de Periódico |
Title: | Avaliação das habilidades fonético-fonológicas em gêmeas monozigóticas prematuras: um relato de caso |
Other Titles: | Revista de Ciências Médicas e Biológicas |
Authors: | Souza, Ana Carla Filgueira de Souza e Casais-e-Silva, Luciana Lyra Sena, Eduardo Pondé de |
metadata.dc.creator: | Souza, Ana Carla Filgueira de Souza e Casais-e-Silva, Luciana Lyra Sena, Eduardo Pondé de |
Abstract: | Introdução: A prematuridade, o baixo peso ao nascer e as gestações múltiplas influenciam o desenvolvimento da linguagem, podendo ocasionar alterações futuras na aprendizagem da criança. A aquisição da linguagem oral inicia-se, em geral, entre um e dois anos de idade, com a produção e uso das primeiras palavras. Objetivo: descrever as habilidades fonético-fonológicas de gêmeas monozigóticas, aos 03 anos e 07 meses de idade, com histórico de prematuridade e baixo peso ao nascer. Metodologia: As habilidades fonéticofonológicas das crianças (C1 e C2) foram avaliadas através da prova de Fonologia do ABFW– Teste de Linguagem Infantil, a qual inclui a análise do inventário fonético e de quatorze processos fonológicos, de forma qualitativa e quantitativa. Resultados: Em C1, foram observados os seguintes processos fonológicos: plosivação de fricativas, posteriorização para velar, frontalização de palatal, simplificação de líquida, simplificação de encontro consonantal, simplificação de consoante final e ensurdecimento de fricativas. C2 apresentou processos fonológicos similares, exceto frontalização de palatal e ensurdecimento de fricativas. Em ambas, as maiores produtividades ocorreram na simplificação de líquida, simplificação de encontro consonantal e simplificação de consoante final. Discussão: De acordo com os resultados, observou-se similaridade entre a ocorrência dos processos fonológicos. Entretanto, mesmo com semelhanças neste aspecto, observam-se características distintas nas habilidades linguísticas das crianças avaliadas. Conclusão: Os fatores de risco podem justificar os desvios na aquisição da linguagem, uma vez a prematuridade, o baixo peso e a gestação múltipla favorecem tais alterações. Não se pode descartar a influência de fatores sociais, econômicos, ambientais e emocionais. |
Keywords: | Avaliação. Desenvolvimento da linguagem. Gêmeos. Prematuro. |
metadata.dc.publisher.country: | Brasil |
Publisher: | Instituto de Ciências da Saúde/ Universidade Federal da Bahia |
Citation: | Rev. Ciênc. Méd. Biol., Salvador, v.12, especial, p.506-511, dez.2013. |
metadata.dc.rights: | Acesso Aberto |
URI: | http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/23123 |
Issue Date: | Dec-2013 |
Appears in Collections: | Artigo Publicado em Periódico (PPGPIOS) |
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