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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorSouza, Ana Carla Filgueira de Souza e-
dc.contributor.authorCasais-e-Silva, Luciana Lyra-
dc.contributor.authorSena, Eduardo Pondé de-
dc.creatorSouza, Ana Carla Filgueira de Souza e-
dc.creatorCasais-e-Silva, Luciana Lyra-
dc.creatorSena, Eduardo Pondé de-
dc.date.accessioned2017-06-19T18:34:59Z-
dc.date.available2017-06-19T18:34:59Z-
dc.date.issued2013-12-
dc.identifier.citationRev. Ciênc. Méd. Biol., Salvador, v.12, especial, p.506-511, dez.2013.pt_BR
dc.identifier.issn2236-5222-
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/23123-
dc.description.abstractIntrodução: A prematuridade, o baixo peso ao nascer e as gestações múltiplas influenciam o desenvolvimento da linguagem, podendo ocasionar alterações futuras na aprendizagem da criança. A aquisição da linguagem oral inicia-se, em geral, entre um e dois anos de idade, com a produção e uso das primeiras palavras. Objetivo: descrever as habilidades fonético-fonológicas de gêmeas monozigóticas, aos 03 anos e 07 meses de idade, com histórico de prematuridade e baixo peso ao nascer. Metodologia: As habilidades fonéticofonológicas das crianças (C1 e C2) foram avaliadas através da prova de Fonologia do ABFW– Teste de Linguagem Infantil, a qual inclui a análise do inventário fonético e de quatorze processos fonológicos, de forma qualitativa e quantitativa. Resultados: Em C1, foram observados os seguintes processos fonológicos: plosivação de fricativas, posteriorização para velar, frontalização de palatal, simplificação de líquida, simplificação de encontro consonantal, simplificação de consoante final e ensurdecimento de fricativas. C2 apresentou processos fonológicos similares, exceto frontalização de palatal e ensurdecimento de fricativas. Em ambas, as maiores produtividades ocorreram na simplificação de líquida, simplificação de encontro consonantal e simplificação de consoante final. Discussão: De acordo com os resultados, observou-se similaridade entre a ocorrência dos processos fonológicos. Entretanto, mesmo com semelhanças neste aspecto, observam-se características distintas nas habilidades linguísticas das crianças avaliadas. Conclusão: Os fatores de risco podem justificar os desvios na aquisição da linguagem, uma vez a prematuridade, o baixo peso e a gestação múltipla favorecem tais alterações. Não se pode descartar a influência de fatores sociais, econômicos, ambientais e emocionais.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherInstituto de Ciências da Saúde/ Universidade Federal da Bahiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.sourcehttp://www.portalseer.ufba.br/index.php/cmbio/article/view/9202/6764pt_BR
dc.subjectAvaliação.pt_BR
dc.subjectDesenvolvimento da linguagem.pt_BR
dc.subjectGêmeos.pt_BR
dc.subjectPrematuro.pt_BR
dc.titleAvaliação das habilidades fonético-fonológicas em gêmeas monozigóticas prematuras: um relato de casopt_BR
dc.title.alternativeRevista de Ciências Médicas e Biológicaspt_BR
dc.typeArtigo de Periódicopt_BR
dc.description.localpubSalvadorpt_BR
dc.identifier.numberv.12pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
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