Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/23016
Tipo: Dissertação
Título: Sequências Didáticas Para a Inserção do Ensino da Matematica Financeira no Ensino Básico - A Questão do Letramento Financeiro
Autor(es): Santos Filho, Martins José dos
Autor(es): Santos Filho, Martins José dos
Abstract: O presente trabalho tem como objetivo final apresentar sequências didáticas que propiciem a inserção do ensino da Matemática Financeira no ensino básico brasileiro. Com esta intenção é apresentada uma breve discussão sobre o conceito de letramento financeiro. As sequências são precedidas pela descrição do cenário pedagógico adequado (série e conteúdos necessários para a aprendizagem do conceito financeiro) e pelo conceito financeiro em si como defendido pela literatura técnica da área. São também apresentadas, para cada sequência didática, recomendações e sugestões de práticas que devem ser evitadas ou reforçadas para que o ensino da Matemática Financeira seja conduzido sem a inserção de dificuldades desnecessárias.
Palavras-chave: Ensino básico
Sequências didáticas
Letramento financeiro
Matemática Financeira
CNPq: Ensino da Matemática
País: brasil
Sigla da Instituição: UFBA
metadata.dc.publisher.program: Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/23016
Data do documento: 16-Jun-2017
Aparece nas coleções:Dissertação (PROFMAT)

Arquivos associados a este item:
Não existem arquivos associados a este item.


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.