Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufba.br/handle/ri/23016
Tipo: | Dissertação |
Título: | Sequências Didáticas Para a Inserção do Ensino da Matematica Financeira no Ensino Básico - A Questão do Letramento Financeiro |
Autor(es): | Santos Filho, Martins José dos |
Autor(es): | Santos Filho, Martins José dos |
Abstract: | O presente trabalho tem como objetivo final apresentar sequências didáticas que propiciem a inserção do ensino da Matemática Financeira no ensino básico brasileiro. Com esta intenção é apresentada uma breve discussão sobre o conceito de letramento financeiro. As sequências são precedidas pela descrição do cenário pedagógico adequado (série e conteúdos necessários para a aprendizagem do conceito financeiro) e pelo conceito financeiro em si como defendido pela literatura técnica da área. São também apresentadas, para cada sequência didática, recomendações e sugestões de práticas que devem ser evitadas ou reforçadas para que o ensino da Matemática Financeira seja conduzido sem a inserção de dificuldades desnecessárias. |
Palavras-chave: | Ensino básico Sequências didáticas Letramento financeiro Matemática Financeira |
CNPq: | Ensino da Matemática |
País: | brasil |
Sigla da Instituição: | UFBA |
metadata.dc.publisher.program: | Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/23016 |
Data do documento: | 16-Jun-2017 |
Aparece nas coleções: | Dissertação (PROFMAT) |
Arquivos associados a este item:
Não existem arquivos associados a este item.
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.