Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.ufba.br/handle/ri/22928
metadata.dc.type: | Dissertação |
Title: | A arte de cifrar, criptografar, esconder e salvaguardar como fontes motivadoras para atividades de matemática básica |
Authors: | Santos, José Luiz dos |
metadata.dc.creator: | Santos, José Luiz dos |
Abstract: | Tomando por base o enredo da criptografia, este trabalho começa abordando os principais conceitos desta ciência através de um contexto histórico, enfatizando sua influência no atual desenvolvimento da ciência e da tecnologia. Devido a sua base matemática, explora-se três técnicas criptográficas que aplicam os conceitos de função, análise combinatória, matrizes e aritmética modular como ferramentas. Aplica-se o conceito de função em cifras de substituição e transposição; utiliza-se o conceito de desordenamento para determinar a quantidade de chaves de uma cifra de substituição monoalfabética; e aplica-se os conceitos de matriz e aritmética modular para explicar o funcionamento da cifra de Hill. Finalmente, são propostas dez atividades, fundamentadas na técnica de resolução de problemas, que abordam os conceitos de função, análise combinatória e matrizes, tendo como fonte motivadora a arte de cifrar, criptografar, esconder e salvaguardar. |
Keywords: | Criptogra fia Ensino de funções Ensino de Análise Combinatória Ensino de matrizes Aritmética modular |
metadata.dc.subject.cnpq: | Ensino da Matemática |
metadata.dc.publisher.country: | brasil |
metadata.dc.publisher.initials: | UFBA |
metadata.dc.publisher.program: | Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional |
metadata.dc.rights: | Acesso Aberto |
URI: | http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/22928 |
Issue Date: | 8-Jun-2017 |
Appears in Collections: | Dissertação (PROFMAT) |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
Dissertação - José Luiz.pdf | 1,99 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.