https://repositorio.ufba.br/handle/ri/22740
Tipo: | Dissertação |
Título: | Sequências, Progressões e Séries: Uma Abordagem para o Ensino Médio |
Autor(es): | Martins, David Pinto |
Autor(es): | Martins, David Pinto |
Abstract: | Esta dissertação se propõe a estudar temas tradicionais da matemática do ensino médio, as sequências, progressões e séries. A intenção não é apenas ser mais um material didático dentre os tantos existentes, mas se constituir em um aprofundamento de tais temas. Desta maneira, são estudadas as progressões aritméticas e geométricas, também em suas ordens superiores. Além disso, são analisadas as progressões harmônicas, aritméticogeométricas e geométrico-aritméticas, inclusive as de ordens superiores. As respectivas séries foram determinadas. Junto a isso, o uso da hist oria da matemática como agente estimulador permeou o texto e diversos problemas, alguns clássicos, outros desa adores em um nível de olimpíada matemática, foram abordados de forma a mostrar a larga aplicabilidade destes conteúdos. Em toda a abordagem, houve um cuidado de se utilizar a matemática elementar, facilitando assim o acesso do mesmo ao estudante do ensino médio. |
Palavras-chave: | Sequências Progressões aritmética, geométrica, harmônica Progressões aritmético-geométrica e geométrico-aritmética Ordem superior Séries |
CNPq: | Ensino da Matemática |
País: | brasil |
Sigla da Instituição: | UFBA |
metadata.dc.publisher.program: | Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/22740 |
Data do documento: | 2-Jun-2017 |
Aparece nas coleções: | Dissertação (PROFMAT) |
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Dissertação - David.pdf | 1,29 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.