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https://repositorio.ufba.br/handle/ri/22740
metadata.dc.type: | Dissertação |
Título : | Sequências, Progressões e Séries: Uma Abordagem para o Ensino Médio |
Autor : | Martins, David Pinto |
metadata.dc.creator: | Martins, David Pinto |
Resumen : | Esta dissertação se propõe a estudar temas tradicionais da matemática do ensino médio, as sequências, progressões e séries. A intenção não é apenas ser mais um material didático dentre os tantos existentes, mas se constituir em um aprofundamento de tais temas. Desta maneira, são estudadas as progressões aritméticas e geométricas, também em suas ordens superiores. Além disso, são analisadas as progressões harmônicas, aritméticogeométricas e geométrico-aritméticas, inclusive as de ordens superiores. As respectivas séries foram determinadas. Junto a isso, o uso da hist oria da matemática como agente estimulador permeou o texto e diversos problemas, alguns clássicos, outros desa adores em um nível de olimpíada matemática, foram abordados de forma a mostrar a larga aplicabilidade destes conteúdos. Em toda a abordagem, houve um cuidado de se utilizar a matemática elementar, facilitando assim o acesso do mesmo ao estudante do ensino médio. |
Palabras clave : | Sequências Progressões aritmética, geométrica, harmônica Progressões aritmético-geométrica e geométrico-aritmética Ordem superior Séries |
metadata.dc.subject.cnpq: | Ensino da Matemática |
metadata.dc.publisher.country: | brasil |
metadata.dc.publisher.initials: | UFBA |
metadata.dc.publisher.program: | Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional |
metadata.dc.rights: | Acesso Aberto |
URI : | http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/22740 |
Fecha de publicación : | 2-jun-2017 |
Aparece en las colecciones: | Dissertação (PROFMAT) |
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