Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/2269
metadata.dc.type: Artigo de Periódico
Título : Efeito do alopurinol e terapia com oxigênio hiperbárico em modelo de reimplante de membro após isquemia quente em ratos
Otros títulos : Revista do Colégio Brasileiro de Cirurgiões
Autor : Cunha, Marcelo Sacramento
Silva, José Carlos Faes da
Nakamoto, Hugo
Simão, Danielle Tiemi
Ferreira, Marcus Castro
metadata.dc.creator: Cunha, Marcelo Sacramento
Silva, José Carlos Faes da
Nakamoto, Hugo
Simão, Danielle Tiemi
Ferreira, Marcus Castro
Resumen : Objetivo: A isquemia prolongada leva a alterações na microcirculação tecidual e liberação de radicais livres do oxigênio conhecidas como fenômeno de não reperfusão. Foi testado um modelo experimental de reimplante de membro após isquemia quente e os efeitos do fármaco alopurinol e da terapia com oxigênio hiperbárico. Método: Foram realizadas amputações com preservação dos vasos e nervos dos membros posteriores direitos em 95 ratos. Os grupos modelos M1, M2, M3, M4 e M5 foram submetidos à isquemia quente de 0, 2, 4, 6 e 8 horas. As taxas de viabilidade dos membros isquêmicos após sete dias de avaliação foram 100%, 80%,63,6%, 50% e 20%. Os grupos experimentais E1 e E2 foram tratados, respectivamente, com alopurinol e terapia com oxigênio hiperbárico após isquemia de 6 horas. As taxas de viabilidade foram 70% e 30%. Os resultados foram analisados estatisticamente pelo teste do Qui-quadrado. Resultados: Os grupos M1, M2, M3, M4 e M5 foram estatisticamente diferentes entre si exceto os grupos M3 e M4. E1 resultou em uma viabilidade de membros maior que M4 e E2 resultou em uma viabilidade de membros menor que M4(resultados estatisticamente ignificantes). Conclusões: Os resultados sugerem que a administração do alopurinol após isquemia do membro por 6 horas aumenta a taxa de viabilidade dos membros squêmicos, e a terapia com oxigênio hiperbárico diminuiu a viabilidade dos membros isquêmicos (Rev. Col. Bras. Cir. 2005;32(2): 64-68).
Palabras clave : Ratos Wistar. Reimplante. Isquemia. Reperfusão. Alopurinol.Oxigênio.
URI : http://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/2269
Fecha de publicación : 2005
Aparece en las colecciones: Artigo Publicado em Periódico (Faculdade de Medicina)

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
v32n2a04.pdf63,13 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.