https://repositorio.ufba.br/handle/ri/2231
Tipo: | Artigo de Periódico |
Título: | Educação profissional de pessoas portadoras de necessidades especiais |
Título(s) alternativo(s): | Caderno CRH |
Autor(es): | Miranda, Theresinha Guimarães |
Autor(es): | Miranda, Theresinha Guimarães |
Abstract: | Este trabalho procura fazer uma análise da situação atual da formação profissional das pessoas portadoras de deficiência, no que diz respeito aos novos paradigmas que orientam as políticas públicas dessa formação e a implementação adotada pelos órgãos executores da educação profissional. Trata, especificamente, da experiência com o PEQ/Ba – Plano Estadual de Qualificação Profissional da Bahia, abordando o programa desenvolvido com as pessoas portadoras de deficiência. Para analisar a implementação dessa política pública, procedeu-se a entrevistas com os atores responsáveis pela sua execução, discutindo as informações coletadas à luz dos documentos oficiais e dos princípios que norteiam o atendimento da pessoa com deficiência. Nesse sentido, percebe-se que os avanços apenas se iniciaram, pois, a cada momento, reiteram-se desafios antigos ou surgem novos, que certamente implicam intensificar a estratégia de discussão da educação profissional e de articulação das ações para tal finalidade. |
Palavras-chave: | Formação profissional reabilitação profissional políticas públicas emprego direitos civis |
URI: | http://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/2231 |
Data do documento: | 2001 |
Aparece nas coleções: | Artigo Publicado em Periódico (FACED) |
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
RCRH-2006-109 FACED.pdf | 312,22 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.