Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/22209
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Levantamento cartográfico da gastronomia como equipamento urbano nos municípios pernambucanos de Casinhas e Agrestina
Autor(es): PADILHA, MARIA DO ROSÁRIO DE FÁTIMA
Autor(es): PADILHA, MARIA DO ROSÁRIO DE FÁTIMA
Abstract: A cultura alimentar lista uma gama de diferentes símbolos e significados, aliado a sabedoria do que comer, quando e a forma de dividir entre seus pares, faz do homem o único com conhecimento de apropriar, adaptar e modificar seus alimentos. No Nordeste diante de tantas adversidades climáticas, o sertanejo não perdeu seu jeito brejeiro de se manifestar culturalmente na forma de comida em feiras populares, restaurantes, empresas e nos eventos religiosos, tão bem retratada na música de Luiz Gonzaga “Linforme Estravagante”. Entretanto, mesmo diante de tanto espírito cultural, observamos que o segmento de produção e comercialização precisa se adequar para atender as boas práticas de fabricação (BPF) dos alimentos, pois foram encontradas várias inconformidades que ferem as legislações em vigor quanto a produção segura. Mas como dimensionar riscos, frente a tantas adversidades sociais, culturais e instabilidade climática. Entende-se que as políticas públicas devem estar atentas para não permitir que a cultura alimentar no Nordeste seja drasticamente descaracterizada, esta pede socorro e proteção.
Palavras-chave: saberes gastronômicos
cultura alimentar
agreste
Pernambuco
País: brasil
Sigla da Instituição: IHAC
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/22209
Data do documento: 2-Mai-2017
Aparece nas coleções:Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Aperfeiçoamento em Gestão Cultural (IHAC)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Neide Shinohara e Fátima Padilha.pdf824,21 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.