Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://repositorio.ufba.br/handle/ri/21957
metadata.dc.type: | Artigo de Periódico |
Título : | O homem contemporâneo e os sentidos de desenvolvimento e de educação |
Autor : | Ribeiro, Maria Teresa Franco Santos, Iracema Lima dos Melo, Adriana Ferreira de |
metadata.dc.creator: | Ribeiro, Maria Teresa Franco Santos, Iracema Lima dos Melo, Adriana Ferreira de |
Resumen : | A partir das reflexões de Marx, da reverberação de seu pensamento em diversos autores e da complexidade das transformações do mundo contemporâneo, centramos nossa reflexão sobre a necessidade de outros olhares sobre a questão do chamado desenvolvimento que levem em conta a educação, a formação/transformação dos sujeitos; educação como práxis em que ação e reflexão caminham de forma solidária e se iluminam de forma constante, mutuamente. A educação é aliada fundamental no processo de reencontro e de transformação dos sujeitos do mundo, fragmentados, desqualificados e invisibilizados pela ciência moderna. Ela deve buscar a formação/transformação contínua da consciência crítica, o despertar de um vir a ser o que se é, proporcionando, aos mais diferentes sujeitos, a realização como “pessoa a tempo inteiro”, para usar a expressão de Mia Couto. |
Palabras clave : | Educação Desenvolvimento Sujeitos do mundo Transformação |
metadata.dc.publisher.country: | Brasil |
metadata.dc.rights: | Acesso Aberto |
URI : | http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/21957 |
Fecha de publicación : | ene-2013 |
Aparece en las colecciones: | Artigo Publicado em Periódico (NPGA) |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
O Homem Contemporâneo e os Sentidos de Desenvolvimento e de Educação.pdf | 205,06 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.