Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/21957
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorRibeiro, Maria Teresa Franco-
dc.contributor.authorSantos, Iracema Lima dos-
dc.contributor.authorMelo, Adriana Ferreira de-
dc.creatorRibeiro, Maria Teresa Franco-
dc.creatorSantos, Iracema Lima dos-
dc.creatorMelo, Adriana Ferreira de-
dc.date.accessioned2017-04-11T18:42:03Z-
dc.date.available2017-04-11T18:42:03Z-
dc.date.issued2013-01-
dc.identifier.issn2178-8987-
dc.identifier.issn1415-6946-
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/21957-
dc.description.abstractA partir das reflexões de Marx, da reverberação de seu pensamento em diversos autores e da complexidade das transformações do mundo contemporâneo, centramos nossa reflexão sobre a necessidade de outros olhares sobre a questão do chamado desenvolvimento que levem em conta a educação, a formação/transformação dos sujeitos; educação como práxis em que ação e reflexão caminham de forma solidária e se iluminam de forma constante, mutuamente. A educação é aliada fundamental no processo de reencontro e de transformação dos sujeitos do mundo, fragmentados, desqualificados e invisibilizados pela ciência moderna. Ela deve buscar a formação/transformação contínua da consciência crítica, o despertar de um vir a ser o que se é, proporcionando, aos mais diferentes sujeitos, a realização como “pessoa a tempo inteiro”, para usar a expressão de Mia Couto.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.sourcehttp://periodicos.unb.br/index.php/SER_Socialpt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectDesenvolvimentopt_BR
dc.subjectSujeitos do mundopt_BR
dc.subjectTransformaçãopt_BR
dc.titleO homem contemporâneo e os sentidos de desenvolvimento e de educaçãopt_BR
dc.typeArtigo de Periódicopt_BR
dc.description.localpubSER Socialpt_BR
dc.identifier.numberBrasília, v. 15, n. 32, p. 211-230, jan./jun. 2013pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
Aparece nas coleções:Artigo Publicado em Periódico (NPGA)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
O Homem Contemporâneo e os Sentidos de Desenvolvimento e de Educação.pdf205,06 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.