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Tipo: Artigo de Periódico
Título: A construção da gestão autônoma das escolas públicas brasileiras: um estudo nas escolas de ensino fundamental em Santa Catarina
Autor(es): Fischer, Sulivan Desirée
Guimarães, Maria do Carmo Lessa
Autor(es): Fischer, Sulivan Desirée
Guimarães, Maria do Carmo Lessa
Abstract: O artigo analisa os fatores que favorecem e/ou constrangem a construção do modelo de gestão escolar de carácter autônomo nas escolas públicas da rede municipal de ensino fundamental em Santa Catarina. A gestão autônoma é atributo da gestão escolar referida na LDB/96 e Plano Nacional de Educação (PNE). A análise abrange 06 (seis) municípios do Estado, onde foram pesquisadas 03 (três) escolas em cada um desses municípios. As Conclusões indicam constrangimentos à autonomia administrativa, financeira e pedagógica, com ênfase centrada na transferência de recursos federais como indutor à autonomia.
Palavras-chave: Implementação de política pública
Autonomia escolar
Gestão autônoma das escolas.
País: Brasil
Editora / Evento / Instituição: ANPAE
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/21951
Data do documento: Jan-2013
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