Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/21948
metadata.dc.type: Artigo de Periódico
Título : Formar Gestores Sociais para o Desenvolvimento Territorial: a criação artesanal de itinerários formativos
Autor : Fischer, Tânia Maria Diederichs
metadata.dc.creator: Fischer, Tânia Maria Diederichs
Resumen : O território brasileiro, em sua diversidade, é um espaço de criação, vivendo as metamorfoses das novas configurações interorganizacionais e associativas, com pluralidade de atores e mediação tecnológica. Os novos significados e sentidos do desenvolvimento territorial requerem gestores orientados pelas necessidades da sociedade do presente e do futuro. Itinerários formativos ou currículos devem ser construídos respondendo às necessidades e com designs representativos da estrutura conceptual, recortada do campo da sociedade territorializada de saberes e práticas da gestão social. Designs Curriculares evoluem do linear ao orgânico e deste ao fractal como produtos artesanais que são. O Programa de Desenvolvimento e Gestão Social (PDGS) e o Programa LABOR são representativos da evolução dos designs curriculares como produção artesanal reflexiva das metamorfoses dos poderes territorializados.
Palabras clave : Gestão Social
Itinerários Formativos
Currículo
Designs Curriculares: Linear, Orgânico, Fractal
metadata.dc.publisher.country: Brasil
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI : http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/21948
Fecha de publicación : may-2014
Aparece en las colecciones: Artigo Publicado em Periódico (NPGA)



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