Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/21948
Tipo: Artigo de Periódico
Título: Formar Gestores Sociais para o Desenvolvimento Territorial: a criação artesanal de itinerários formativos
Autor(es): Fischer, Tânia Maria Diederichs
Autor(es): Fischer, Tânia Maria Diederichs
Abstract: O território brasileiro, em sua diversidade, é um espaço de criação, vivendo as metamorfoses das novas configurações interorganizacionais e associativas, com pluralidade de atores e mediação tecnológica. Os novos significados e sentidos do desenvolvimento territorial requerem gestores orientados pelas necessidades da sociedade do presente e do futuro. Itinerários formativos ou currículos devem ser construídos respondendo às necessidades e com designs representativos da estrutura conceptual, recortada do campo da sociedade territorializada de saberes e práticas da gestão social. Designs Curriculares evoluem do linear ao orgânico e deste ao fractal como produtos artesanais que são. O Programa de Desenvolvimento e Gestão Social (PDGS) e o Programa LABOR são representativos da evolução dos designs curriculares como produção artesanal reflexiva das metamorfoses dos poderes territorializados.
Palavras-chave: Gestão Social
Itinerários Formativos
Currículo
Designs Curriculares: Linear, Orgânico, Fractal
País: Brasil
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/21948
Data do documento: Mai-2014
Aparece nas coleções:Artigo Publicado em Periódico (NPGA)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Formar Gestores Sociais para o Desenvolvimento Territorial - A Criação Artesanal de Itinerários Formativos.pdf460,6 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.