Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/21695
metadata.dc.type: Dissertação
Title: Design de Interacão Multicultural: Um Framework Semioparticipativo para o (re)design da Interacão de Softwares Educacionais
Authors: Rosa, Jean Clemisson Santos
metadata.dc.creator: Rosa, Jean Clemisson Santos
Abstract: Os aspectos culturais na educação há muito tempo têm sido estudados por pesquisadores da Educação e da Interação Humano-Computador. Softwares educacionais podem contribuir com os processos de ensino e de aprendizagem na escola. Porém, o contexto cultural do designer (ou projetista) é algo que envolve a produção dos softwares educacionais. Desse modo, as interfaces dos softwares educacionais são produtos intelectuais e culturais do designer, ela possui os signos, a ideologia e a visão de mundo de quem a projetou. Durante a interação o usuário utiliza dos seus conhecimentos prévios formados sócio-culturalmente para interpretar os signos dispostos na interface. As diferenças culturais entre o designer e o usuário podem impactar na interação dos usuários (professores e estudantes) com o software educacional. Esta pesquisa teve o objetivo de compreender como o processo de design de interação de uma tecnologia educacional digital pode considerar aspectos culturais de um ambiente escolar. Por meio de uma pesquisa-ação foi desenvolvido e experimentado um framework semioparticipativo para o design de interação, chamado de SPIDe, baseado na Engenharia Semiótica e no Design Participativo. A partir dos resultados da avaliação do SPIDe em uso, foi possível compreender como um processo de redesign de interação no domínio educacional pode considerar aspectos culturais dos sujeitos envolvidos.
Keywords: Aspectos Culturais
Design Participativo
Cultura Escolar
Interação Humano-Computador
Informática na Educação
metadata.dc.subject.cnpq: Computação Aplicada
metadata.dc.publisher.country: Brasil
metadata.dc.publisher.initials: UFBA
metadata.dc.publisher.program: Mestrado em Computação
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/21695
Issue Date: 17-Mar-2017
Appears in Collections:Dissertação (PGCOMP)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Versão Final da Dissertação.pdf16,99 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.