Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/21695
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorMatos, Ecivaldo Souza-
dc.contributor.authorRosa, Jean Clemisson Santos-
dc.creatorRosa, Jean Clemisson Santos-
dc.date.accessioned2017-03-17T15:10:15Z-
dc.date.available2017-03-17T15:10:15Z-
dc.date.issued2017-03-17-
dc.date.submitted2016-09-23-
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/21695-
dc.description.abstractOs aspectos culturais na educação há muito tempo têm sido estudados por pesquisadores da Educação e da Interação Humano-Computador. Softwares educacionais podem contribuir com os processos de ensino e de aprendizagem na escola. Porém, o contexto cultural do designer (ou projetista) é algo que envolve a produção dos softwares educacionais. Desse modo, as interfaces dos softwares educacionais são produtos intelectuais e culturais do designer, ela possui os signos, a ideologia e a visão de mundo de quem a projetou. Durante a interação o usuário utiliza dos seus conhecimentos prévios formados sócio-culturalmente para interpretar os signos dispostos na interface. As diferenças culturais entre o designer e o usuário podem impactar na interação dos usuários (professores e estudantes) com o software educacional. Esta pesquisa teve o objetivo de compreender como o processo de design de interação de uma tecnologia educacional digital pode considerar aspectos culturais de um ambiente escolar. Por meio de uma pesquisa-ação foi desenvolvido e experimentado um framework semioparticipativo para o design de interação, chamado de SPIDe, baseado na Engenharia Semiótica e no Design Participativo. A partir dos resultados da avaliação do SPIDe em uso, foi possível compreender como um processo de redesign de interação no domínio educacional pode considerar aspectos culturais dos sujeitos envolvidos.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectAspectos Culturaispt_BR
dc.subjectDesign Participativopt_BR
dc.subjectCultura Escolarpt_BR
dc.subjectInteração Humano-Computadorpt_BR
dc.subjectInformática na Educaçãopt_BR
dc.titleDesign de Interacão Multicultural: Um Framework Semioparticipativo para o (re)design da Interacão de Softwares Educacionaispt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.refereesMatos, Ecivaldo Souza-
dc.contributor.refereesSantos, Débora Abdalla-
dc.contributor.refereesRiccio, Nícia Cristina Rocha-
dc.publisher.departamentInstituto de Matemática. Departamento de Computaçãopt_BR
dc.publisher.programMestrado em Computaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFBApt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqComputação Aplicadapt_BR
Aparece nas coleções:Dissertação (PGCOMP)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Versão Final da Dissertação.pdf16,99 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.