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https://repositorio.ufba.br/handle/ri/21695
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.advisor | Matos, Ecivaldo Souza | - |
dc.contributor.author | Rosa, Jean Clemisson Santos | - |
dc.creator | Rosa, Jean Clemisson Santos | - |
dc.date.accessioned | 2017-03-17T15:10:15Z | - |
dc.date.available | 2017-03-17T15:10:15Z | - |
dc.date.issued | 2017-03-17 | - |
dc.date.submitted | 2016-09-23 | - |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/21695 | - |
dc.description.abstract | Os aspectos culturais na educação há muito tempo têm sido estudados por pesquisadores da Educação e da Interação Humano-Computador. Softwares educacionais podem contribuir com os processos de ensino e de aprendizagem na escola. Porém, o contexto cultural do designer (ou projetista) é algo que envolve a produção dos softwares educacionais. Desse modo, as interfaces dos softwares educacionais são produtos intelectuais e culturais do designer, ela possui os signos, a ideologia e a visão de mundo de quem a projetou. Durante a interação o usuário utiliza dos seus conhecimentos prévios formados sócio-culturalmente para interpretar os signos dispostos na interface. As diferenças culturais entre o designer e o usuário podem impactar na interação dos usuários (professores e estudantes) com o software educacional. Esta pesquisa teve o objetivo de compreender como o processo de design de interação de uma tecnologia educacional digital pode considerar aspectos culturais de um ambiente escolar. Por meio de uma pesquisa-ação foi desenvolvido e experimentado um framework semioparticipativo para o design de interação, chamado de SPIDe, baseado na Engenharia Semiótica e no Design Participativo. A partir dos resultados da avaliação do SPIDe em uso, foi possível compreender como um processo de redesign de interação no domínio educacional pode considerar aspectos culturais dos sujeitos envolvidos. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Aspectos Culturais | pt_BR |
dc.subject | Design Participativo | pt_BR |
dc.subject | Cultura Escolar | pt_BR |
dc.subject | Interação Humano-Computador | pt_BR |
dc.subject | Informática na Educação | pt_BR |
dc.title | Design de Interacão Multicultural: Um Framework Semioparticipativo para o (re)design da Interacão de Softwares Educacionais | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.contributor.referees | Matos, Ecivaldo Souza | - |
dc.contributor.referees | Santos, Débora Abdalla | - |
dc.contributor.referees | Riccio, Nícia Cristina Rocha | - |
dc.publisher.departament | Instituto de Matemática. Departamento de Computação | pt_BR |
dc.publisher.program | Mestrado em Computação | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFBA | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Computação Aplicada | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Dissertação (PGCOMP) |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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