Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://repositorio.ufba.br/handle/ri/21469
metadata.dc.type: | Dissertação |
Título : | DESENVOLVIMENTO DE UMA VÁLVULA DINAMICAMENTE CONTROLÁVEL PARA MOTORES DE COMBUSTÃO INTERNA |
Autor : | Sousa, Roberto Guimarães de |
metadata.dc.creator: | Sousa, Roberto Guimarães de |
Resumen : | Os motores automotivos utilizam sistema mecânico para acionamento das válvulas de exaustão e admissão. O sistema de acionamento mecânico de válvulas tem se mostrado confiável e eficiente por muitos anos, porém, a falta de flexibilidade para variar tempos e cursos das válvulas é umas das maiores causas da baixa eficiência e alto consumo de combustível nos Motores de Combustão Interna. Atualmente grande importância tem sido dada à redução no consumo de combustível, melhorias no desempenho e redução nos níveis de emissão. Reconhecendo este compromisso, indústrias automotivas juntamente com a comunidade científica estudam tecnologias capazes de viabilizar as Válvulas com Tempos Variáveis (Variable Valve Time - VVT). Entre esses novos tipos de dispositivos estão os sistemas denominados Camless (desprovido de cames) que utilizam atuadores independentes que possibilitam o controle dos movimentos das válvulas. Esta tecnologia promete aumentar a economia de combustível e potência além de reduzir as emissões e custos de fabricação do motor. Este trabalho aborda o desenvolvimento de um atuador eletro-hidráulico capaz de atender a demanda típica de motores automotivos. Mais especificamente, se propõe a atender à necessidade de flexibilização do controle das variáveis envolvidas no processo de combustão em motores de combustão interna. Entre suas principais características, o sistema desenvolvido prioriza as possibilidades de controle independente de cada válvula, variando seus tempos de ciclo, curso e velocidade de assentamento. |
Palabras clave : | Motores de combustão interna Válvulas Camless Sistemas Mecatrônicos |
metadata.dc.publisher.country: | Brasil |
metadata.dc.publisher.initials: | UFBA |
metadata.dc.publisher.program: | Programa de Pós-Graduação em Mecatrônica |
metadata.dc.rights: | Acesso Aberto |
URI : | http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/21469 |
Fecha de publicación : | 17-feb-2017 |
Aparece en las colecciones: | Dissertação (PPGM) |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
Dissertação Parte 01.pdf | 2 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir | |
Dissertação Parte 02.pdf | 1,68 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir | |
Dissertação Parte 03.pdf | 1,8 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.