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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorLepikson, Herman Augusto-
dc.contributor.authorSousa, Roberto Guimarães de-
dc.creatorSousa, Roberto Guimarães de-
dc.date.accessioned2017-02-17T15:44:13Z-
dc.date.available2017-02-17T15:44:13Z-
dc.date.issued2017-02-17-
dc.date.submitted2007-11-28-
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/21469-
dc.description.abstractOs motores automotivos utilizam sistema mecânico para acionamento das válvulas de exaustão e admissão. O sistema de acionamento mecânico de válvulas tem se mostrado confiável e eficiente por muitos anos, porém, a falta de flexibilidade para variar tempos e cursos das válvulas é umas das maiores causas da baixa eficiência e alto consumo de combustível nos Motores de Combustão Interna. Atualmente grande importância tem sido dada à redução no consumo de combustível, melhorias no desempenho e redução nos níveis de emissão. Reconhecendo este compromisso, indústrias automotivas juntamente com a comunidade científica estudam tecnologias capazes de viabilizar as Válvulas com Tempos Variáveis (Variable Valve Time - VVT). Entre esses novos tipos de dispositivos estão os sistemas denominados Camless (desprovido de cames) que utilizam atuadores independentes que possibilitam o controle dos movimentos das válvulas. Esta tecnologia promete aumentar a economia de combustível e potência além de reduzir as emissões e custos de fabricação do motor. Este trabalho aborda o desenvolvimento de um atuador eletro-hidráulico capaz de atender a demanda típica de motores automotivos. Mais especificamente, se propõe a atender à necessidade de flexibilização do controle das variáveis envolvidas no processo de combustão em motores de combustão interna. Entre suas principais características, o sistema desenvolvido prioriza as possibilidades de controle independente de cada válvula, variando seus tempos de ciclo, curso e velocidade de assentamento.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectMotores de combustão internapt_BR
dc.subjectVálvulas Camlesspt_BR
dc.subjectSistemas Mecatrônicospt_BR
dc.titleDESENVOLVIMENTO DE UMA VÁLVULA DINAMICAMENTE CONTROLÁVEL PARA MOTORES DE COMBUSTÃO INTERNApt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.refereesPirani, Marcelo José-
dc.contributor.refereesSouza, Mariella Consoni Florenzano-
dc.publisher.departamentEscola Politécnica / Instituto de Matemáticapt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Mecatrônicapt_BR
dc.publisher.initialsUFBApt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
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