Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/20474
metadata.dc.type: Artigo de Periódico
Título : Exame clínico pediátrico: aquisição de habilidades na disciplina Pediatria Preventiva Social, FAMEB - UFBA
Otros títulos : Revista de Ciências Médicas e Biológicas
Autor : Ribeiro, Leonardo Antonio Pereira
Dias, Camila Pereira Fernandes
Jesuíno, Fernanda Azevedo
Alcântara, Taiana Quéssia Neves de
Figueiredo, Isis C.
Sá, Ana Carolina Souza
Bastos, Clara Maia
Suñé, Roberta Sampaio
Belitardo, Priscila Machado M.
Oliveira, Cindy S.
Santana, Mariana C.
Casqueiro, Janine B.
Lopes, Daisy Milena C.
Adan, Luís Fernando Fernandes
Silva, Luciana Rodrigues
metadata.dc.creator: Ribeiro, Leonardo Antonio Pereira
Dias, Camila Pereira Fernandes
Jesuíno, Fernanda Azevedo
Alcântara, Taiana Quéssia Neves de
Figueiredo, Isis C.
Sá, Ana Carolina Souza
Bastos, Clara Maia
Suñé, Roberta Sampaio
Belitardo, Priscila Machado M.
Oliveira, Cindy S.
Santana, Mariana C.
Casqueiro, Janine B.
Lopes, Daisy Milena C.
Adan, Luís Fernando Fernandes
Silva, Luciana Rodrigues
Resumen : O estudo analisa as principais dificuldades referidas e as habilidades adquiridas pelos estudantes de Medicina na prática ambulatorial da disciplina Pediatria Preventiva Social, da Faculdade de Medicina da Universidade Federal da Bahia, em seu primeiro contato com a clínica pediátrica. Através de um questionário, os estudantes foram inquiridos, em dois momentos distintos (início e término da disciplina) acerca dos aspectos com maior dificuldade de superação e progressos obtidos no contato com as crianças. Essa atividade prática se caracteriza pelo atendimento primário ambulatorial, na qual se exercita a consulta pediátrica, enfatizando anamnese detalhada e o exame físico completo, além das peculiaridades das diversas faixas etárias pediátricas. Com relação à anamnese, os estudantes demonstraram ter menor segurança na análise do crescimento e do desenvolvimento neuropsicomotor, enquanto que, no exame físico, relataram redução no grau de segurança no exame do abdômen (palpação de órgãos) e dos órgãos genitais. No geral, houve aquisição de habilidades tanto na realização da anamnese quanto do exame físico, sendo que, para algumas variáveis, essa evolução foi mais evidente
Palabras clave : Pediatria.
Ensino e aprendizado.
Pedagogia médica.
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Editorial : Instituto de Ciências da Saúde/ Universidade Federal da Bahia
Citación : RIBEIRO, L. A. P. et al. Exame clínico pediátrico: aquisição de habilidades na disciplina Pediatria Preventiva Social, FAMEB - UFBA. R. Ci. méd. biol., Salvador, v. 6, n. 1, p. 63-68, jan./abr. 2007.
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI : http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/20474
Fecha de publicación : ene-2007
Aparece en las colecciones: Artigo Publicado em Periódico (PPGPIOS)

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
8_v.6_1.pdf269,53 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.