Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/20474
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorRibeiro, Leonardo Antonio Pereira-
dc.contributor.authorDias, Camila Pereira Fernandes-
dc.contributor.authorJesuíno, Fernanda Azevedo-
dc.contributor.authorAlcântara, Taiana Quéssia Neves de-
dc.contributor.authorFigueiredo, Isis C.-
dc.contributor.authorSá, Ana Carolina Souza-
dc.contributor.authorBastos, Clara Maia-
dc.contributor.authorSuñé, Roberta Sampaio-
dc.contributor.authorBelitardo, Priscila Machado M.-
dc.contributor.authorOliveira, Cindy S.-
dc.contributor.authorSantana, Mariana C.-
dc.contributor.authorCasqueiro, Janine B.-
dc.contributor.authorLopes, Daisy Milena C.-
dc.contributor.authorAdan, Luís Fernando Fernandes-
dc.contributor.authorSilva, Luciana Rodrigues-
dc.creatorRibeiro, Leonardo Antonio Pereira-
dc.creatorDias, Camila Pereira Fernandes-
dc.creatorJesuíno, Fernanda Azevedo-
dc.creatorAlcântara, Taiana Quéssia Neves de-
dc.creatorFigueiredo, Isis C.-
dc.creatorSá, Ana Carolina Souza-
dc.creatorBastos, Clara Maia-
dc.creatorSuñé, Roberta Sampaio-
dc.creatorBelitardo, Priscila Machado M.-
dc.creatorOliveira, Cindy S.-
dc.creatorSantana, Mariana C.-
dc.creatorCasqueiro, Janine B.-
dc.creatorLopes, Daisy Milena C.-
dc.creatorAdan, Luís Fernando Fernandes-
dc.creatorSilva, Luciana Rodrigues-
dc.date.accessioned2016-09-14T17:44:46Z-
dc.date.available2016-09-14T17:44:46Z-
dc.date.issued2007-01-
dc.identifier.citationRIBEIRO, L. A. P. et al. Exame clínico pediátrico: aquisição de habilidades na disciplina Pediatria Preventiva Social, FAMEB - UFBA. R. Ci. méd. biol., Salvador, v. 6, n. 1, p. 63-68, jan./abr. 2007.pt_BR
dc.identifier.issn2236-5222-
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/20474-
dc.description.abstractO estudo analisa as principais dificuldades referidas e as habilidades adquiridas pelos estudantes de Medicina na prática ambulatorial da disciplina Pediatria Preventiva Social, da Faculdade de Medicina da Universidade Federal da Bahia, em seu primeiro contato com a clínica pediátrica. Através de um questionário, os estudantes foram inquiridos, em dois momentos distintos (início e término da disciplina) acerca dos aspectos com maior dificuldade de superação e progressos obtidos no contato com as crianças. Essa atividade prática se caracteriza pelo atendimento primário ambulatorial, na qual se exercita a consulta pediátrica, enfatizando anamnese detalhada e o exame físico completo, além das peculiaridades das diversas faixas etárias pediátricas. Com relação à anamnese, os estudantes demonstraram ter menor segurança na análise do crescimento e do desenvolvimento neuropsicomotor, enquanto que, no exame físico, relataram redução no grau de segurança no exame do abdômen (palpação de órgãos) e dos órgãos genitais. No geral, houve aquisição de habilidades tanto na realização da anamnese quanto do exame físico, sendo que, para algumas variáveis, essa evolução foi mais evidentept_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherInstituto de Ciências da Saúde/ Universidade Federal da Bahiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.sourcehttp://www.portalseer.ufba.br/index.php/cmbio/article/view/4151/3032pt_BR
dc.subjectPediatria.pt_BR
dc.subjectEnsino e aprendizado.pt_BR
dc.subjectPedagogia médica.pt_BR
dc.titleExame clínico pediátrico: aquisição de habilidades na disciplina Pediatria Preventiva Social, FAMEB - UFBApt_BR
dc.title.alternativeRevista de Ciências Médicas e Biológicaspt_BR
dc.typeArtigo de Periódicopt_BR
dc.description.localpubSalvadorpt_BR
dc.identifier.numberv.6, n.1pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
Aparece nas coleções:Artigo Publicado em Periódico (PPGPIOS)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
8_v.6_1.pdf269,53 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.